Fugas - notícias

  • O rótulo da cerveja de coca
    O rótulo da cerveja de coca DR
  • Os andinos mascam coca para melhor superarem dificuldades causadas pela altitude, cansaço ou fome
    Os andinos mascam coca para melhor superarem dificuldades causadas pela altitude, cansaço ou fome Aizar Raldes/Reuters

Bolívia lança cerveja de coca e conquista turistas

Por Betty Lee Silva

A bebida surge numa altura em que o Governo de Evo Morales tenta promover usos legais para a folha de coca.

A Bolívia tem agora uma nova atracção para oferecer aos turistas: Ch'ama, uma cerveja artesanal feita com folhas de coca. Na língua indígena aymara o nome quer dizer força, e os produtores garantem que a bebida é energética. 

Ch'ama é totalmente natural, fabricada na Bolívia, e distribuída em pequena escala nos principais pontos turísticos do país. Surge como uma alternativa ao tradicional chá de folha de coca e é usada para combater os efeitos negativos da altitude.

É vendida em garrafas de vidro e o preço unitário varia entre os 2,10 euros e 2,70 euros. Para além de folhas de coca maceradas, a Ch'ama leva ainda malte, levedura e lúpulo. O resultado é uma cerveja de alta fermentação, com 5% de álcool, e um sabor moderado a folha de coca.

Na Bolivia acredita-se que esta planta ajuda a acabar com o mal-estar provocado pela baixa pressão do oxigénio que se sente nas altas montanhas, o que a torna especialmente procurada por turistas. 

Nova vida para a folha de coca

A bebida é produzida pela Vicos, uma empresa local, que pretende brevemente exportar para o Chile e Peru. Aliás, o Peru já adoptou a ideia e lançou a sua própria cerveja de coca. Chama-se Apu, e significa "Deus da Montanha" em quechua.

A bebida surge numa altura em que o Governo de Evo Morales tenta promover usos legais para a folha de coca. Sendo o terceiro maior produtor mundial de folha de coca, a Bolívia quer aumentar a sua produção e exportação. Em 2011, já tinha apoiado o lançamento do Coca Brynco, um refrigerante pensado para concorrer com a Coca-cola.

--%>