Novo quatro estrelas da Invicta, assinado pelo Grupo Hoti Hotéis, inaugurado a 13 de Junho no novo mercado.
Pub
Integrado no projecto de requalificação do emblemático Mercado do Bom Sucesso - classificado como imóvel de interesse patrimonial e monumento de interesse público -, no coração do Porto, o Hotel da Música ocupa uma área de cerca de 5000m2, repartindo-se por quatro pisos, e representa "um investimento total de cerca de oito milhões de euros", informa a Hoti Hotéis em comunicado. Com uma aposta num "design contemporâneo aliado ao máximo conforto", o hotel dispõe de 85 quartos e, entre os serviços de topo, propõe restaurante pelo chefe Filomeno Nogueira.
O baptismo do hotel não engana: é de esperar música por todo o lado, incluindo em apontamentos de design. O objectivo, resumem, é ser 'a sound track de qualquer estada no Porto', maximizando "o potencial de singergias com o mercado" e "com as principais instituições culturais, de entretenimento e de eventos da cidade, em especial com a Casa da Música". Isto enquanto pretende também tornar-se o “ponto de encontro de toda a informação cultural e de eventos".
Já os quartos, referem, foram "inspirados em pautas musicais de compositores famosos" e, neles, garantem, "a música serve de enquadramento perfeito para uma experiência sensorial". Tem "um quarto adaptado para pessoas com mobilidade reduzida", além de quartos comunicantes e uma suite. Todo o hotel é espaço onde não se fuma. Nos alojamento incluem-se serviços e comodidades habituais, nomeadamente "amenities", televisor LCD ou minibar. Em todo o hotel, que garante estacionamento privativo, há internet sem fios grátis. No site oficial do Hotel da Música, já é possível reservar uma noite (por cerca de 70 a 111 euros).
Um dos pontos centrais do projecto será o restaurante Bom Sucesso Gourmet, que "permite a confecção, na hora, de produtos adquiridos no mercado", incluindo "carta com selecção de vinhos e petiscos diferenciada". Vai estar aberto diariamente até às 23h. Há ainda lounge e "lobby bar", que promete aliar "cultura e música à excelência gastronómica e vínica da região".
Entre os equipamentos, ainda uma sala polivalente "para exposições, congressos ou concertos (na qual se integram dois estúdios)".
Além do hotel (gerido pelo grupo Hoti, que tem, entre outros, as cadeias Meliá e Tryp), de escritórios, auditórios, áreas de exposição e a sede da Fundação Manuel António da Mota, o edifício do Mercado do Bom Sucesso - aberto ao público a partir de 14 de Junho - passsa a integrar 44 bancas, restaurantes temáticos, espaços destinados à venda de produtos frescos e várias lojas (ainda nem todos os espaços estão em funcionamento). A construção do novo mercado, segundo dados da autarquia portuense, representa um investimento global de 12 milhões de euro e resulta de uma parceria entre a autarquia e o sector privado.
O edifício do mercado, desenhado em 1949 pelos arquitectos Fortunato Leal, Cunha Leão e Morais Soares, teve interiores renovados com a assinatura de Rosário Rodrigues de Almeida, do ateliê FA Arquitectos.