A capital volta a abrir as portas à celebração da amizade entre Portugal e Japão. Inserido no programa das Festas da Cidade de Lisboa, no ano em que se comemoram os "470 anos de amizade" entre os dois países, a Festa do Japão pretende dar a conhecer as várias expressões da cultura nipónica, com algumas surpresas.
Os grupos Arauma Chiyo - grupo de tambores japoneses e dança folclórica da Ritsumeikan Asia Pacific University composto por 25 jovens - e Kiwi & the Papaya Mangoes, que vêm mostrar porque são conceituados no âmbito da world music - são os convidados da Embaixada do Japão.
Ao longo da festa, os visitantes podem usufruir de demonstrações e actividades relacionadas com shodo (caligrafia), poesia haiku, origami, brinquedos japoneses, como vestir yukata (o kimono de Verão) e admirar os tradicionais bonsais (há concurso).
O recinto inclui também várias tendas de gastronomia: sushi, carê udon, takoyaki, dorayaki (doce de soja), sakê e cerveja japonesa são algumas das iguarias. Estarão também representadas diversas empresas japonesas (Mazda, Mitsubishi, Mitsubishi Fuso Truck, Nissan e Yamaha).
O evento (co-organizado com a autarquia, EGEAC e Associação de Amizade Portugal-Japão, com o apoio do Museu de Arte Popular, da Japan Foundation e das entidades da JapanNET) decorre este sábado, 15 de Junho, das 16h às 22h, no Jardim do Japão (entre o Museu de Arte Popular e o hotel Altis Belém) com acesso gratuito.