Há 30 anos transformado em restaurante junto ao cais do Funchal, Vagrant será removido para doca seca e depois afundado.
Pub
O iate Vagrant, antiga propriedade dos Beatles, será nos próximos dias rebocado do Funchal para doca seca no Caniçal, onde permanecerá até ser definida a zona de afundamento da embarcação, que será transformada num recife artificial.
A remoção do iate está envolta em polémica que opõe o actual proprietário e Governo Regional e autoridades marítimas. O executivo madeirense alega ser urgente avançar com as obras de construção do novo cais e dos trabalhos na foz das ribeiras de João Gomes e de Santa Luzia, na sequência do temporal de Fevereiro de 2011. Já o empresário João Bartolomeu Faria recusa dar cumprimento à notificação recebida em Outubro para desocupar a área, na faixa litoral a leste do cais da cidade, onde instalou o iate em 1984 para o transformar num complexo de restauração com esplanada constituída por pequenas canoas.
"A continuidade da ocupação dos espaços, situados em domínio público marítimo, era abusiva e ilegal, e a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) começou a proceder à remoção", declarou a presidente desta empresa pública, Alexandra Mendonça, quando em Abril se iniciaram os trabalhos de desmantelamento da esplanada e do restaurante panorâmico, acompanhados por agentes da Polícia Marítima. Só depois foram desencadeados os preparativos para a remoção do barco para o mar, concluídos na passada semana, após reforço e consolidação do casco.
Além de exigir a desocupação da área, o Governo reclama pagamentos de taxas em atraso e caducidade da licença. "O espaço até pode ser de domínio público, mas o investimento e o barco são privados", contestou a administração da empresa.
Provisoriamente, o Vagrant (vagabundo, em português) ficará em doca seca, no estaleiro do Caniçal, para onde será nos próximos dias rebocado por não dispor de motor nem de sistemas de navegação. Mais tarde será transformado em recife artificial, após o seu afundamento em lugar a definir e assim que esteja resolvido o imbróglio judicial que opõe empresário e Governo Regional.
O antigo iate dos Beatles foi adquirido por Faria na vizinha ilha de Gran Canária, onde estava encalhado na sequência de um acidente no dia de Natal de 1977. Reposto a flutuar, chegou à Madeira em 1979 e, três anos depois, originou o complexo de restauração. Foi inaugurado a 10 Outubro de 1984 por Alberto João Jardim, que agraciou então o empresário com o galardão Estrelícia Dourada pelos altos serviços em prol do turismo.
Construído em 1941 nos EUA para o multimilionário Hocare Vanderbilt, o Vagrant foi na época considerado um dos dez mais luxuosos do mundo. A aquisição pelos The Beatles, em 1966, proporcionou maior notoriedade à embarcação, que teve ainda outros famosos proprietários, como o cantor inglês Donovan e o magnata grego Goulandris.