Promotor de Esposende propõe-se comprar terrenos do Parque da Cidade por 7,5 milhões e investir mais 60 milhões na construção de um hotel e de apartamentos
Pub
O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou no início da semana que a VianaPolis recebeu uma proposta de um promotor de Esposende que pretende comprar os terrenos do Parque da Cidade por 7,5 milhões de euros – valor autorizado pelos ministérios do Ambiente e das Finanças.
A Sociedade de Turismo de Ofir (Sofir) pretende investir mais de 60 milhões de euros nos cerca de 63.199 metros quadrados de terrenos, 26 lotes, situados na margem direita do rio Lima. O projecto, a desenvolver nos próximos dois anos, inclui a construção de habitação de luxo, de estacionamento e de um hotel.
Por se tratar do “maior investimento turístico alguma vez feito no concelho”, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, submeteu a votação, na reunião do executivo, uma declaração, a titulo excepcional, de reconhecimento de Interesse Público Municipal a este projecto. A declaração visa também isentar a construção das taxas de ocupação do domínio público, até final de 2016. Além disso, o empreendimento irá beneficiar do regime de incentivos já em vigor no município para a instalação de equipamentos turísticos.
“Será um espaço requalificado que vai atrair muita gente a Viana do Castelo e dinamizar a economia, é uma notícia muito importante. Onde há no país alguém que se proponha fazer um investimento de 60 milhões de euros?”, justificou José Maria Costa.