Fugas - notícias

Em 2012, 47% das dormidas no Algarve ocorreram na época alta

Em 2012, 47% das dormidas no Algarve ocorreram na época alta David Clifford / Arquivo

Turismo de Portugal combate sazonalidade com reforço dos voos para Faro

Por Ana Rute Silva

Estratégia prevê um aumento potencial de 100 mil dormidas na mais importante região turística do país.
Para travar a queda de dormidas no Algarve durante o Inverno, o Turismo de Portugal quer atrair turistas aumentando o número de voos para Faro. O Plano de Combate à Sazonalidade foi apresentado dia 26 de Junho em Albufeira e prevê um aumento potencial de 100 mil dormidas para a região mais turística do país.

Entre Novembro deste ano e Março de 2014, a estratégia prevê recuperar 25% das dormidas e um terço da capacidade aérea, “que foram perdidas ao longo dos últimos seis anos”. Entre 2006 e 2012, no Inverno, o Algarve perdeu 460 mil dormidas e registou menos 60 mil passageiros desembarcados.

Os voos têm origem em quatro mercados considerados prioritários e que o Turismo de Portugal considera terem maior capacidade para gerar mais turistas no curto prazo: Alemanha, Escandinávia, Irlanda e Polónia. Haverá novos voos e um aumento da capacidade das companhias aéreas e dos operadores envolvidos (TUI, Air Berlin, Aer Lingus, Norwegian, Itaka e Rainbow Tours). O investimento previsto para promover as operações é de 400 mil euros.

"Ao deslocar recursos de áreas não prioritárias como o apoio a eventos para o esforço de comercialização do destino, esta iniciativa do Turismo de Portugal reforçará as condições de sustentabilidade do turismo algarvio fora da época de Verão”, disse o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, em comunicado. Falta, contudo, garantir que os operadores privados “consigam acolher e fidelizar estes novos fluxos de turistas”. “Essa é uma função que o Estado nunca poderá desempenhar”, sustentou.

Por seu lado, o administrador do Turismo de Portugal, Luís Matoso, recorda que “esta é a primeira vez que se coloca em prática um plano desta envergadura por iniciativa do Turismo de Portugal”.

O Algarve é a principal região turística de Portugal, com 14,3 milhões de dormidas anuais, 10,8 milhões das quais de turistas estrangeiros. Em 2012, 47% das dormidas ocorreram na época alta.
--%>