Estratégia prevê um aumento potencial de 100 mil dormidas na mais importante região turística do país.
Pub
Para travar a queda de dormidas no Algarve durante o Inverno, o Turismo de Portugal quer atrair turistas aumentando o número de voos para Faro. O Plano de Combate à Sazonalidade foi apresentado dia 26 de Junho em Albufeira e prevê um aumento potencial de 100 mil dormidas para a região mais turística do país.
Entre Novembro deste ano e Março de 2014, a estratégia prevê recuperar 25% das dormidas e um terço da capacidade aérea, “que foram perdidas ao longo dos últimos seis anos”. Entre 2006 e 2012, no Inverno, o Algarve perdeu 460 mil dormidas e registou menos 60 mil passageiros desembarcados.
Os voos têm origem em quatro mercados considerados prioritários e que o Turismo de Portugal considera terem maior capacidade para gerar mais turistas no curto prazo: Alemanha, Escandinávia, Irlanda e Polónia. Haverá novos voos e um aumento da capacidade das companhias aéreas e dos operadores envolvidos (TUI, Air Berlin, Aer Lingus, Norwegian, Itaka e Rainbow Tours). O investimento previsto para promover as operações é de 400 mil euros.
"Ao deslocar recursos de áreas não prioritárias como o apoio a eventos para o esforço de comercialização do destino, esta iniciativa do Turismo de Portugal reforçará as condições de sustentabilidade do turismo algarvio fora da época de Verão”, disse o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, em comunicado. Falta, contudo, garantir que os operadores privados “consigam acolher e fidelizar estes novos fluxos de turistas”. “Essa é uma função que o Estado nunca poderá desempenhar”, sustentou.
Por seu lado, o administrador do Turismo de Portugal, Luís Matoso, recorda que “esta é a primeira vez que se coloca em prática um plano desta envergadura por iniciativa do Turismo de Portugal”.
O Algarve é a principal região turística de Portugal, com 14,3 milhões de dormidas anuais, 10,8 milhões das quais de turistas estrangeiros. Em 2012, 47% das dormidas ocorreram na época alta.