Fugas - notícias

Ricardo Silva

Interdição de banhos na praia de Carcavelos cancelada

Por PÚBLICO

A interdição de banhos na praia de Carcavelos foi cancelada ao fim da tarde de quarta-feira mas a Polícia Marítima desaconselha a entrada no mar a pessoas “mais sensíveis” até haver resultados das análises à água

Queixas de ardores e comichões na pele dos banhistas levaram as autoridades a pedir às pessoas para saírem do mar na tarde de quarta-feira, por volta das 15h, na praia de Carcavelos, segundo a Polícia Marítima de Cascais.

Um agente da Polícia Marítima disse ao PÚBLICO que a interdição das águas se ficou a dever a queixas de banhistas que diziam sentir ardores na pele depois de terem tomado banho.  "As filas para os chuveiros de água doce são intermináveis", revelava, na altura, uma testemunha no local ao PÚBLICO.

A decisão de içar a bandeira vermelha na Praia de Carcavelos surgiu depois de terem sido contabilizadas mais de duas dezenas de queixas de banhistas, avançou o comandante da Polícia Marítima de Cascais, Dário Moreira.

Ao fim da tarde, as autoridades decidiram voltar a autorizar os banhos mas Polícia Marítima desaconselha a entrada no mar a pessoas “mais sensíveis, principalmente as crianças" até haver resultados das análises à água, segundo noticia a Lusa citando fonte daquela força.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, em declarações ao PÚBLICO, os sintomas dos banhistas e a situação climatérica, marcada por "elevadas temperaturas durante muitos dias seguidos", levam a supor que o caso possa ter tido origem no "surgimento de microalgas".

Já a Câmara de Cascais emitiu um comunicado garantindo que está “a desenvolver todos os esforços para apurar a natureza de uma situação verdadeiramente anormal e imprevisível”. “A qualidade das águas balneares de todas as praias do concelho de Cascais, atestada por análises regulares e por entidades independentes, é excelente e a prova disso mesmo é que Cascais está entre os municípios nacionais com mais Bandeiras Azuis, uma distinção da Associação Bandeira Azul da Europa”, refere o documento. A autarquia apelou ainda aos munícipes para respeitarem as indicações dadas pelas autoridades.

(Artigo actualizado a 11.07.2013 com novos dados sobre o levantamento da interdição) 

__
Siga a actualização desta notícia no PÚBLICO

--%>