Chama-se Shelter (abrigo, refúgio), é uma obra de arte criada pela escultora Gabriela Gomes e, além de pretender seguir o conceito do trabalho global desta artista que passa por "converter objectos escultóricos em objectos de design", é também uma obra turística. Melhor: um verdadeiro alojamento turístico, com quarto duplo, hall e um wc integrado (com duche). Está em exibição (e em utilização) no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha, de 15 de Julho a 6 de Outubro.
O projecto, estreado na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, é resumido como "um objecto escultórico habitável" e, no comunicado que o anuncia, é até usada linguagem mais habitual nos textos que promovem a hotelaria: garante-se que o módulo foi "pensado para o conforto e a privacidade dos utilizadores" ou que "a componente estética não fica esquecida e é um dos pontos fortes".
Para mais, este Shelter está instalado "em pleno parque verde com cerca de sete hectares, onde existem esculturas ao ar livre, espaços lúdicos para as crianças e percursos ribeirinhos, tudo enquadrado numa área de prado natural a escassos metros do rio Tejo".
Formada por dois arcos que se interceptam e formam uma área de 2,30m por 6,45m, esta "espécie de 'casulo/quarto'", "objecto experimental que cruza a escultura, o design e a arquitectura”, quer desafiar “novas experiências de espaço” e questionar “relações de fruição artística e de habitação"'.
Para mais, a obra não só pretende proporcionar uma experiência "inovadora e inesperada" como também focar preocupações ambientais, sendo garantida a sua sustentabilidade pela "utilização de materiais não poluentes e recicláveis e a ecoeficiência energética pelo uso da energia solar". Há, por exemplo, 40 pequenos painéis solares que se adaptam à curvatura do Shelter e alimentam a luz eléctrica (sendo que a iluminação é feita coim lâmpadas LED) através de baterias.
As reservas (45€ por uma noite para dois) podem ser feitas no posto de turismo da Barquinha, via os números de telefone 916910739 ou 915081737 e pelo e-mail posto.turismo@welcome-to.pt
O parque em que esta escultura-quarto está inserida foi inaugurado no ano passado no parque da Barquinha. Pelo espaço, pode passear-se admirando “o melhor da escultura contemporânea portuguesa”, incluindo trabalhos de Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho.
___
Mais informações nos sites do Shelter e do Parque de Escultura