A rara reportagem, patrocinada pelo Turismo de Portugal e a Emirates Airlines, companhia que desde há um ano voa diariamente do Dubai para Lisboa, é ilustrada com imagens do Porto, Sintra, Coimbra e Évora.
"Aos olhos dos chineses, Portugal é um país familiar e também desconhecido", assinala o enviado do "Xin Jing Bao" ("Notícias de Pequim").
Logo à chegada, no caminho do aeroporto para o hotel, o jornalista chinês notou que "há muitas flores e grafittis" nas ruas de Lisboa, e destacou igualmente o "azul do céu".
O enviado do Xin Jinb Bao ficou impressionado com o Mosteiro dos Jerónimos e com o Cabo da Roca, "o extremo ocidental da Europa", mas deixou um aviso aos compatriotas: "Há poucos restaurantes chineses".
Como outros países europeus, Portugal está empenhado em atrair turistas chineses. Em 2011, cerca de 40.500 chineses visitaram Portugal - mais 25,95% do que no ano anterior - mas o número é considerado muito aquém das potencialidades do mercado.
Mais de 80 milhões de chineses passaram férias fora do continente chinês em 2012 e muito em breve o número ultrapassará os cem milhões, fazendo da China o maior emissor mundial de turistas.
Os turistas chineses são considerados os que mais gastam, sobretudo em marcas de luxo, que no seu país estão sujeitas a elevadas taxas.
Se tiver curiosidade, poderá ver a versão online de alguns dos artigos sobre Portugal: aqui, aqui ou aqui.