Fugas - notícias

  • Capa do suplemento
    Capa do suplemento DR
  • Detalhe do artigo online
    Detalhe do artigo online DR
  • Detalhe do artigo online
    Detalhe do artigo online DR
  • Detalhe do artigo online
    Detalhe do artigo online DR

Jornal chinês dedica seis páginas ao turismo em Portugal

Por Lusa

Um popular jornal de Pequim, "Xin Jing Bao", dedicou seis páginas a Portugal no seu suplemento de lazer, apresentando o país como um destino turístico que "deve ser saboreado devagar".

A rara reportagem, patrocinada pelo Turismo de Portugal e a Emirates Airlines, companhia que desde há um ano voa diariamente do Dubai para Lisboa, é ilustrada com imagens do Porto, Sintra, Coimbra e Évora.

"Aos olhos dos chineses, Portugal é um país familiar e também desconhecido", assinala o enviado do "Xin Jing Bao" ("Notícias de Pequim").

Logo à chegada, no caminho do aeroporto para o hotel, o jornalista chinês notou que "há muitas flores e grafittis" nas ruas de Lisboa, e destacou igualmente o "azul do céu".

O enviado do Xin Jinb Bao ficou impressionado com o Mosteiro dos Jerónimos e com o Cabo da Roca, "o extremo ocidental da Europa", mas deixou um aviso aos compatriotas: "Há poucos restaurantes chineses".

Como outros países europeus, Portugal está empenhado em atrair turistas chineses. Em 2011, cerca de 40.500 chineses visitaram Portugal - mais 25,95% do que no ano anterior - mas o número é considerado muito aquém das potencialidades do mercado.

Mais de 80 milhões de chineses passaram férias fora do continente chinês em 2012 e muito em breve o número ultrapassará os cem milhões, fazendo da China o maior emissor mundial de turistas.

Os turistas chineses são considerados os que mais gastam, sobretudo em marcas de luxo, que no seu país estão sujeitas a elevadas taxas.

Se tiver curiosidade, poderá ver a versão online de alguns dos artigos sobre Portugal: aqui, aqui ou aqui.

--%>