Fugas - notícias

  • A construção do primeiro andar da Torre Eiffel, em 1888
    A construção do primeiro andar da Torre Eiffel, em 1888 COLLECTION TOUR EIFFEL
  • Esboço de Gustave Eiffel para o terceiro andar da torre
    Esboço de Gustave Eiffel para o terceiro andar da torre COLLECTION TOUR EIFFEL
  • A Torre Eiffel e a Exposição Universal, em Paris
    A Torre Eiffel e a Exposição Universal, em Paris COLLECTION TOUR EIFFEL
  • Comparação da Torre Eiffel com os edifícios mais altos do mundo
    Comparação da Torre Eiffel com os edifícios mais altos do mundo COLLECTION TOUR EIFFEL

A Google pôs a Torre Eiffel online

Por Catarina Moura

Desde a sua inauguração, 250 milhões de pessoas já visitaram a Torre Eiffel. Agora subir à torre e conhecer a sua história fica acessível através da Internet.

O Google Cultural Institute, plataforma online da Google para a divulgação de conteúdos culturais, tem desde a semana passada mais três exposições. Desta vez dedicadas à história da Torre Eiffel.

Em qualquer ponto do mundo, pode-se subir a um dos três pisos da Torre Eiffel e admirar-se a sua paisagem com imagens a 360 graus. Basta entrar na página do Google Cultural Institute e escolher uma das três exposições que aparecem no ecrã, criadas em parceria com a Eiffel Tower Association. 

A exposição online Inauguração e Primeiros Visitantes da Torre Eiffel ilustra com gravuras da época a abertura deste monumento ao público, a 15 de Maio de 1889, na Exposição Universal em Paris que apresentava os progressos tecnológicos de vários países. Para além do facto de ser toda feita em ferro, a grande novidade estava na altura da torre. Um postal do século XIX, visível nesta exposição, põe o desenho da Torre Eiffel junto de monumentos como a Estátua da Liberdade ou as Pirâmide de Gizé para mostrar que, com 300 metros, a torre francesa era na época a construção humana mais alta do mundo.

É possível ficar a conhecer também o que antecedeu a construção deste monumento com a exposição O Nascimento da Torre Eiffel, que mostra o processo de criação da torre desde 1884, quando os engenheiros Émile Nouguier e Maurice Koechlin, da empresa Eiffel, tiveram a ideia do projecto.

A juntar às imagens das plantas originais de Gustave Eiffel e às fotografias dos primeiros trabalhos de construção de 1887, a Google oferece vistas panorâmicas e interactivas da cidade de Paris - a mesma vista que a Torre Eiffel oferece hoje aos seus 7 milhões de visitantes anuais.

As imagens (principalmente ilustrações da época) organizadas em A Construção da Torre Eiffel retomam o ano do início da construção e conhecem-se assim os métodos, materiais e operários envolvidos no projecto que elevou uma torre de ferro com a ajuda de andaimes de madeira. Um ambiente que o jornalista francês Émile Goudeau descreveu, em 1889: "Uma nuvem espessa de fumo vinda do piche e do carvão impregnava-nos a garganta, enquanto o barulho do martelar na ferragem nos ensurdecia."

O Google Cultural Institute tem, para além do projecto Momentos Históricos, em que se enquadram estas exposições onlineArt Project, que reúne obras de arte de museus e galerias de todo o mundo, de Rembrandt a Cindy Sherman, e o World Wonders Project, que dá ao utilizador informação, vistas panorâmicas e vídeos sobre diferentes monumentos e pontos de interesse de todo o mundo, como o centro histórico de Florença ou o Grand Canyon nos Estados Unidos.

--%>