Fugas - notícias

  • DR
  • Onde se situam os Miradouros menos conhecidos?
    Onde se situam os Miradouros menos conhecidos? DR
  • Onde comer caracóis?
    Onde comer caracóis? DR
  • Onde correr?
    Onde correr? DR
  • Onde fazer um piquenique?
    Onde fazer um piquenique? DR
  • Onde comer de madrugada?
    Onde comer de madrugada? DR

OndeLisboa, um guia não-turístico para conhecer a capital

Por Ana Melro

Desvendar Lisboa a quem vive na cidade é o desafio deste projecto, que divulga locais menos conhecidos da capital e partilha informações com a comunidade

"Onde estudar em Lisboa?". "Onde comer de madrugada?". "Onde é que há estacionamento gratuito?". Para quem anda à procura de respostas para estas perguntas, o melhor mesmo é consultar o OndeLisboa, uma espécie de guia "não-turístico" online, que revela facetas menos conhecidas da capital e que tenta resolver alguns do problemas quotidianos de quem a habita.

A ideia é facilitar a procura para quem estuda, trabalha ou simplesmente visita a cidade, quer em termos de oferta de atracções e de eventos culturais, quer na divulgação de serviços de utilidade pública para o dia-a-dia do cidadão.

"Antes de os estrangeiros descobrirem Lisboa, temos de ter os próprios lisboetas a mostrá-la", revela um dos mentores do projecto, Diogo Madeira, "porque nós começámos a ver que muitos deles não conhecem a própria cidade". 

Com base na experiência pessoal, dois recém-licenciados em Arquitectura, André Nave e Diogo Madeira, voltaram de Erasmus com outro olhar: "Começámos a gostar de visitar a cidade e quando voltámos demos mais valor a Lisboa do que antes", justifica o segundo.


"Onde" começou?

O projecto surgiu da necessidade com que ambos se depararam perante a inexistência de meios que dessem a conhecer o que não está nos roteiros turísticos e, em conjunto com Bruno Nunes, licenciado em Engenharia de Redes de Comunicação, criaram o OndeLisboa em Outubro de 2012.

"Nós habituamo-nos a ter sempre um artigo por semana e a criar' feedback' através das redes sociais", referiu André Nave ao P3, ao explicar a relação de proximidade com os leitores. "Muitas vezes, acabam por ser eles a sugerirem os temas, até porque a ideia é chegar às necessidades das pessoas", completa Diogo Madeira.

Todos os locais referidos no OndeLisboa são visitados pelos próprios autores e apenas são recomendados aqueles que forem aprovados. Os leitores podem também ter a oportunidade de visitar os locais recomendados através de iniciativas, como a que decorreu neste mês: o primeiro percurso pedestre do OndeLisboa permitiu aos residentes visitar os sítios menos conhecidos do Bairro Alto e ouvir as histórias e curiosidades de cada local.

Com mais de 12 mil seguidores no Facebook, o OndeLisboa poderá, em breve, ser transposto para outras cidades do país, entre as quais Porto e Évora.

--%>