O brasileiro Wagner Araújo foi declarado o vencedor do concurso anual de fotografia da National Geographic Traveler (NGT) graças a "Dig me a river", imagem captada na Ponta Negra, praia fluvial no Rio Negro, em Manaus (Amazonas), durante uma competição de aquathlon (que junta natação e atletismo). "Fotografei da água e a minha lente ficou completamente molhada, mas havia tanta energia nestes rapazes que não liguei nada a isso", disse Araújo a propósito do momento que lhe dá agora direito a uma viagem de dez dias numa expedição às Galápagos.
Para o júri do concurso, a imagem merece a distinção particularmente pelo "pico de acção que representa", conforme resumiu Dan Westergren, director de fotografia da NGT. Mas também por quebrar as convenções, colocando os sujeitos da acção em fuga da imagem. "Também adoro a linguagem física do sujeito principal: ele está a tentar inclinar-se para a frente mas ainda contraindo-se para trás para guardar um último fôlego antes de atirar-se à água", diz Westergreen que realça ainda a composição com os grandes edifícios. O que, reforça, torna a fotografia mais do que só uma imagem desportiva: "É também um retrato de Manaus".
No segundo lugar do concurso ficou a fotografia de uma trovoada sobre False Kiva, no Utah (EUA), da autoria de Max Seigal. Em terceiro, a visita surpreendente de um par de chitas a um jipe durante um safari fotográfico no parque de Masai Mara, Quénia - uma imagem assinada por Yanai Bonneh.
A competição atribui ainda diversas menções honrosas, repartindo-se por quatro categorias: retratos de viagens, cenas ao ar livre, momentos espontâneos e sentido de espaço/lugar. Os leitores da NGT também tiveram direito a escolher a sua foto preferida e, neste caso, o vencedor foi Dody Kusuma, com uma onírica imagem de um pescador a puxar a sua rede ao pôr do sol na praia de Bira, na Indonésia.
Esta foi a 25.ª edição deste concurso anual na NGT, que aceitou participações até Junho e continua a crescer: este ano, segundo os organizadores, recebeu cerca de 15.500 fotos (mais 3500 que no ano passado, sendo que para submeter uma imagem a concurso era necessário pagar 15 dólares). "Captadas em locais desde o Brasil ao Quénia, as fotos vencedoras mostram de tudo, de paisagens tranquilas a momentos surpreendentes", resumem.
Os prémios para os grandes vencedores são apetecíveis: para o primeiro lugar, uma expedição com a National Geographic (no navio da chancela, "Endeavour"), durante dez dias, às Ilhas Galápagos, para duas pessoas; para o segundo, sete dias de workshop fotográfico com profissionais da NG; para o terceiro, um cruzeiro de seis dias num veleiro para dois; para as menções honrosas, vouchers fotográficos de 200 dólares e a impressão da foto.
Em 2014, a competição deverá regressar, devendo começar a receber participações a partir de Abril. Todas as imagens enviadas à competição podem ser vistas no site da revista.