Fugas - notícias

  • Sintra: Palácio da Pena em destaque
    Sintra: Palácio da Pena em destaque Pedro Cunha
  • Sintra: Quinta da Regaleira
    Sintra: Quinta da Regaleira Pedro Cunha
  • Sintra: A praia da Adraga também foi visitada e destacada
    Sintra: A praia da Adraga também foi visitada e destacada Ricardo Silva
  • Lisboa: No passeio gastronómico, o Mercado da Ribeira é obrigatório
    Lisboa: No passeio gastronómico, o Mercado da Ribeira é obrigatório Pedro Cunha
  • Lisboa: A recente esplanada Sea Me by the river é ponto de paragem no passeio gourmet
    Lisboa: A recente esplanada Sea Me by the river é ponto de paragem no passeio gourmet José Sarmento Matos
  • Alentejo: No artigo sobre alojamentos, um dos mais luxuosos é a Herdade do Touril
    Alentejo: No artigo sobre alojamentos, um dos mais luxuosos é a Herdade do Touril DR
  • 100 Boutique hotels
    100 Boutique hotels "económicos": Por Portugal, em Lisboa, destacam o Mi Casa en Lisboa DR

The Guardian destaca a magia de Sintra, a Lisboa gastronómica e o Alentejo económico

Por Luís J. Santos

Portugal tem merecido honras de destaque nas viagens do jornal britânico

"Simplesmente Sintra: magia e mistério na costa atlântica portuguesa" é um dos mais recentes destaques, de vários, do jornal The Guardian ao turismo em Portugal. Assinado por Isabel Choat, editora de viagens do jornal, o artigo enaltece as mais-valias de Sintra, "frequentemente descrita como uma Disneylândia para adultos", referem, para logo aconselhar: "Mas dedique tempo a explorar as praias dos arredores, as marisqueiras e os bosques e descobrirá que há muito mais a descobrir nesta vila histórica".  

A viajante tanto apanha perceves ("este é o melhor sítio do mundo para comê-los", escreve a propósito de Portugal) com quem sabe como destaca os atributos da região de Sintra em matéria de beleza paisagística, praias, surf (experimenta mesmo uma lição) - e mais marisco (a reportagem está repleta de amêijoas, mexilhões, etc., além de peixe fresco com fartura ou vinho de Colares). O seu passeio tem escala na praia da Adraga ("que se diz ser uma das mais bonitas da Europa"), pela Praia das Maçãs, Praia Grande, Azenhas do Mar ("um cenário fabuloso") e, claro, pelas "maravilhas" do Parque Natural Sintra-Cascais ou da vila de Sintra - do monumento megalítico de Adrenunes à Pena ou ao palácio e quinta da Regaleira e Convento dos Capuchos. Alguns locais e alojamentos da zona merecem-lhe destaque: casos do Café Saudade, o restaurante A Raposa ou o Almaa Hostel e a House of the She Pine.

A mesma autora assinou também um artigo sobre uma visita gastronómica a Lisboa, entre "pratos tradicionais e surpresas culinárias" num passeio com a eatdrinkwalk.com/lisbon. Dos caracóis e demais produtos do Mercado da Ribeira ao bar de conservas Sol & Pesca e ainda pelo Cais do Sodré (com tempo para um salto à Pensão Amor) e, mais ao Tejo, o recente quiosque Sea me by the river - especializado em peixe e marisco. O passeio inclui também o restaurante Populi ou o mais popular A Nova Pombalina (entre rissóis e variantes de carne de porco) e as especialidades e petiscos do Tágide (aqui, do caldo verde ao presunto às amêijoas à Bulhão Pato e pastéis de nata). A terminar, ainda um salto ao bar de vinhos Wine Spot.   

O “belo Alentejo”, versão budget

Mas não só Sintra e Lisboa encontraram espaço nos últimos dias nas páginas do suplemento e canal de viagens do The Guardian. Também o Alentejo, e em versão económica, teve honras de destaque. Num artigo assinado pela jornalista portuguesa Célia Pedroso (que, aliás, acompanhou a jornalista Isabel Choat no passeio gastronómico alfacinha), destaca-se "o belo Alentejo", protegido de intenso desenvolvimento urbanístico. O artigo realça "os 10 melhores" locais para pernoitar de 9 a 75 euros por noite, o que inclui os parques de campismo da Ilha do Pessegueiro (Porto Côvo) e Monte Carvalhal da Rocha (Brejão), o hotel Soltróia (Tróia), Comporta Village, o monte Refúgio da Praia (Praia do Queimado, Porto Côvo), Pátios da Vila, HS Milfontes Beach e Mil Reis (estes últimos três em Milfontes), a Herdade do Touril perto da Zambujeira do Mar e, já dentro desta aldeia, a hospedagem Rosa dos Ventos.  

--%>