Fugas - notícias

Rui Gaudêncio

Trabalhadores da Groundforce em greve no feriado de 15 de Agosto

Por Lusa, Fugas

Greve do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) vai pôr à prova um dos períodos mais intensos de tráfego aéreo em Portugal. A TAP avança que "mantém toda a sua operação" mas recomenda chegar mais cedo ao aeroporto
Os trabalhadores da empresa de handling (serviços em terra de apoio ao transporte aéreo) Groundforce estarão em greve na quinta-feira, 15 de Agosto, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).
 
O SITAVA. em comunicado, refere que “apresentou no passado dia 17 de Julho um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário e aos feriados, para os trabalhadores da SPdH, mais conhecida como Groundforce”.
 
Os trabalhadores da Groundforce “reivindicam apenas respeito pela sua saúde e pela sua condição de seres humanos, nomeadamente em relação à organização do trabalho, sobretudo na construção de horários e às suas sucessivas alterações”, refere o comunicado.
 
O SITAVA, que “representa mais de 50% dos trabalhadores sindicalizados”, refere que a administração da empresa “se mantém em silêncio [em relação] aos pedidos de reunião” do sindicato, “um dos quais com mais de dois meses”. “Consideramos tal atitude um desrespeito pelos trabalhadores, que assim darão, certamente, uma resposta cabal à mesma”, pode ler-se na nota.
 
Além da greve ao trabalho extraordinário e aos feriados, o SITAVA adianta que, na sequência de um plenário realizado no dia 1 de Agosto, os trabalhadores “aprovaram por unanimidade uma moção que contempla ainda três dias de greve, a realizar nos dias 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro”.
 
O sindicato “lamenta” as consequências que a greve poderá trazer aos passageiros e companhias clientes, “apelando à sua compreensão e referindo ainda que estas formas de luta, sendo em defesa da saúde dos trabalhadores são, inerentemente, em defesa da qualidade de serviço prestado e da segurança dos próprios passageiros”. “No entanto não podemos deixar de sublinhar que tais consequências apenas podem ser imputadas à administração da empresa”, refere.
 
TAP "mantém operação"
 
A TAP divulgou entretanto uma mensagem no seu Facebook, referindo que "face ao anuncio de greve para dia 15 de Agosto por parte de um dos seus sindicatos", a Groundforce, que  presta serviço de assistência em terra à TAP na Portela, "garante que está a desenvolver todos os esforços para minorar eventuais consequências da referida greve". A transportadora invoca este motivo para reforçar que "mantém toda a sua operação nos horários habituais". Ainda assim, como a paralisação coincide "com o período do ano com maior intensidade de tráfego em Portugal", recomenda "aos passageiros que se desloquem para o aeroporto de Lisboa um pouco mais cedo do que o habitual".
--%>