É uma selecção que, garantem logo no título, inclui as "melhores praias urbanas da Europa". Das margens do lago Wannsee próximo de Berlim ou do Danúbio em Viena, do Lido de Veneza à Barceloneta ou praias de Paris ("plages" criadas no Verão nas margens do Sena). A lista é ecléctica e, na verdade, a mais praia-praia e a mais "wild" é mesmo a portuguesa Guincho.
A escolha da viajante da CNN tem uma razão de ser, logo apontada como a mais-valia natural deste areal de Cascais: "surf urbano", escrevem.
"Depois de uma manhã no bairro medieval de Alfama em Lisboa", refere a jornalista, "uma viagem a esta longa praia sob os penhascos perto de Cascais", é "uma grande mudança de cenário".
Sublinhando que "muitos consideram o Guincho a mais bela praia dos arredores de Lisboa", acrescenta que é quase garantido um "swell decente". Boas ondas, portanto; literal e metaforicamente, já que é também feita referência à "boa onda" surfista. "A praia é célebre pelas suas grandes ondas", prossegue, sendo que "em qualquer dia da semana são de esperar muitos praticantes de kite e windsurf". O destaque termina com a indicação de que existem muitas lojas e escolas de surf "mas que a praia é também óptima para bodysurfing".
Além do Guincho, o top da CNN inclui praias e zonas de veraneio em Berlim (Strandbad Wannsee), Veneza (Lido), Barcelona (Barceloneta), Amesterdão (Blijburg aan Zee), Viena (Sand in the City, clube de praia no Danúbio), Bruxelas (Bruxelles les Bains, praias no Canal de Bruxelas), Copenhaga (Amager Beach Park), Paris (Paris Plages nas margens do Sena), Praga (Žluté Lázne nas margens do rio Vltava).