Fugas - notícias

  • O edifício do Elevador do Castelo (Baixa)
    O edifício do Elevador do Castelo (Baixa) DR
  • O edifício do Elevador do Castelo (Baixa)
    O edifício do Elevador do Castelo (Baixa) DR
  • O edifício do Elevador do Castelo (rua da Madalena)
    O edifício do Elevador do Castelo (rua da Madalena) DR
  • Mercado Chão do Loureiro: elevador, parte 2
    Mercado Chão do Loureiro: elevador, parte 2 DR

O sobe-e-desce de Lisboa já passa pelo Elevador do Castelo

Por Fugas

Um edifício alberga os novos elevadores que ajudam lisboetas e visitantes a ligar a Baixa ao Castelo de São Jorge

No trajecto a pé entre Baixa e Castelo, há nova opção, naturalmente mais rápida e facilitada, para chegar até ao monumento alfacinha. A Câmara Municipal de Lisboa inaugurou o Elevador do Castelo no sábado, 31 de Agosto. E, ao contrário do que tinha sido avançado no início do projecto, a utilização do serviço é gratuita.

Embora sob denominação singular, trata-se, na verdade, de um conjunto de elevadores que "permite uma ligação rápida e sem esforço ao Castelo de São Jorge", asseguram, facilitando também a deslocação a cidadãos com mobilidade reduzida.

O primeiro equipamento está instalado num edifício (a partir de dois, reformulados) na rua dos Fanqueiros n.ºs 170/178 e, sublinha a autarquia, a sua inauguração marcou "a conclusão da ligação pedonal entre a Baixa da cidade até ao Castelo". Considerado um "percurso pedonal assistido", o trajecto começa, aliás, à estação Baixa-Chiado, seguindo pela Rua da Vitória, sendo que, por aqui, as "obras de requalificação estão também a ser concluídas", informam (a tradicional calçada portuguesa estava a ser substituída por pedra de lioz e calçada de granito).

Chegado à rua dos Fanqueiros, encontra-se uma verdadeira "casa dos elevadores": são três e "desaguam" na rua da Madalena ao largo Adelino Amaro da Costa (Largo do Caldas).

Aqui, porém, há que continuar a caminhar. Mas é "um curto percurso pedonal" que leva até aos já conhecidos elevadores panorâmicos instalados no antigo Mercado do Chão do Loureiro (agora um parque de estacionamento, incluindo o prédio um super-mercado e um bar-restaurante com esplanada panorâmica). Estes elevadores transportam os utilizadores até à rua da Costa do Castelo. Depois, é seguir um breve caminho até ao monumento.

Segundo a Câmara de Lisboa, o projecto pretende "articular as diferentes cotas entre colinas, segundo uma estratégia que, facilitando a subida, ajuda também a revitalizar e a requalificar a envolvente a este caminho". 

A recuperação dos dois edifícios da Rua dos Fanqueiros e a sua conversão em prédio-elevador rondou os 1,5 milhões de euros. 

O elevador funciona diariamente das 9h às 21h.

_______________________
Mais informação no PÚBLICO

--%>