Baseado no festival indiano que celebra as cores (e a Primavera), o Holi em versão portuguesa estreia-se este domingo, dia 1 de Setembro, no Porto. Segundo a organização, o evento, que "pretende celebrar o que de melhor a vida tem, numa combinação de música, dança, cor e incomparável diversão", deverá ser vivido por cerca de "10, 15 mil pessoas".
"Ao ritmo do reggae, world music, hip-hop e eletrónica", o Happy Holi- Festival das Cores realiza-se no Parque da Cidade (Queimódromo) mês e meio depois da data inicialmente prevista: deveria acontecer a 28 de Julho mas foi então adiado pela organização por estarem previstas "condições climatéricas adversas" para esse dia. Desta vez, o mau tempo não deverá perturbar a festa: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê 33ºC, vento moderado e sem chuva à vista (probabilidade de precipitação: 0%).
No festival, participam como cabeças-de-cartaz os Expensive Soul, além de um cartaz de DJs que inclui Nelson Cunha, Quentito’s, Funkyou2 e Pedro Cazanova. Mas, mais que a música, conta a guerra das cores: "de hora a hora, os participantes ajudarão a originar momentos únicos de euforia e magia, com o lançamento do gulal (pó colorido)".
A entrada inclui "sacos de pó coloridos", sendo que quem quiser ainda mais cores poderá adquirir "pacotes extra no recinto".
O espaço inclui stands de comida e bebida e a entrada para o Holi da Invicta pode ser feita a partir das 15h, com o primeiro lançamento de gulal previsto para as 17h. Para ajudar ao cenário-tela, os participantes têm que usar t-shirts ou tops brancos.
A 15 de Setembro, também um domingo, é a vez de Lisboa estrear-se no circuito Happy Holi: a festa realiza-se no Estádio Universitário de Lisboa e no cartaz encontram-se NuSoul Family, Diego Miranda, Funkyou2, Meninos da Vadiagem e Nelson Cunha ( DJ oficial Mega Hits). Mais artistas serão anunciados brevemente.
Os bilhetes, à venda na Ticketline, custam entr 15 e 22 euros, conforme a fase em que são adquiridos e a quantidade de sacos de pó colorido que incluem.