Fugas - notícias

Google lança serviço de Street View... dos oceanos

Por José Maria Pinheiro

Qualquer cibernauta pode agora visualizar de perto os recifes de coral de todo o mundo.

O Google Street View passou a disponibilizar, através de uma parceria com cientistas australianos, vistas panorâmicas a 360 graus de recifes de coral. A nova aplicação, o Google Street View Oceans, recorre a um rigoroso sistema que monitoriza a saúde dos corais ao mesmo tempo que dá oportunidade aos cibernautas de visualizarem os ecossistemas.

“Os recifes de coral são dos ecossistemas que se encontram em maior risco de extinção no planeta”, afirmou Ove Hoegh-Guldberg, cientista da Universidade de Queensland, na Austrália, ao site LiveScience. “Apercebi-me de que, com esta parceria, poderíamos começar a olhar para estas imagens e darmo-nos conta de que os corais estão a piorar gradualmente”.

Através de um equipamento de sofisticadas câmaras fotográficas, uma equipa de mergulhadores tirou diversas fotográfias aos corais, juntando-as depois para criar as vistas panorâmicas. Para além disso, também é utilizado umsoftware de reconhecimento de imagem para acompanhar o desenvolvimento dos corais e outras criaturas marinhas que integrem o ecossistema.

A Grande Barreira do Coral já foi explorada e as atenções viram-se agora para o coral das Caraíbas. “As Caraíbas encontram-se num estado deplorável”, revela Hoegh-Guldberg, acrescentado que a percentagem de coral presente nessa área é de apenas 5%, uma quantidade residual quando comparada com os mais de 50% presentes na zona nos anos 70.

Os recifes de coral só foram visitados directamente por menos de 1% da população mundial, segundo o mesmo cientista. Com este projecto qualquer um pode aceder aos corais, necessitando apenas de uma ligação à Internet. Hoegh-Guldberg e a sua equipa pretendem mapear o Triângulo de Coral no Sudeste Asiático no próximo ano, uma vez que é “uma zona bastante valiosa do oceano que se encontra sobre imensa pressão”.

--%>