Fugas - notícias

Pedro Cunha

TAP vive o melhor dia e o melhor mês de sempre

Por Fugas

Novos recordes TAP: nunca a companhia tinha transportado tanta gente num só dia como a 1 de Setembro. E em Agosto bateu novo recorde mensal

Em matéria de passageiros transportados, o Verão de 2013 já é histórico para a TAP. No primeiro dia do presente mês, a empresa transportou 39.591 pessoas, um valor que, segundo informam em comunicado, representa "o melhor dia de sempre da sua operação", com uma "uma taxa de ocupação dos voos de 90,5%". O recorde anterior estava em 38.674 passageiros e tinha sido conseguido a 28 de Julho.

Também o mês de Agosto entra para o "guinness" da empresa: conseguiu 1.113.475 passageiros, "o maior número de passageiros alguma vez transportados pela companhia num só mês". Em Agosto de 2012, o balanço, também recordista, ficava cerca de 41 mil passageiros abaixo. No ano passado, foi também a primeira vez que a TAP ultrapassou os dez milhões de clientes num ano (chegando aos 10,2 milhões).

Em Agosto deste ano, a taxa de ocupação mensal subiu aos "84,7% por cento em toda a rede geral, superando em 2,2 pontos percentuais a taxa de 82,5% registada no mês homólogo do ano passado".

Segundo explica a empresa, "para o bom desempenho operacional de Agosto contribuíram, em especial, o mercado dos EUA com uma taxa de ocupação de 91%, a Venezuela com 90,8% e o Brasil com 86,5%". A estes mercados em destaque, seguem-se a "Europa com 82,9%" e as Regiões Autónomas e África, com "82,6 e 81,8 por cento, respectivamente".

Já em termos de outras contas, a falência técnica da TAP agravou-se de Janeiro a Junho, estando os capitais próprios (a diferença entre activo e passivo, que deveriam estar equilibrados) negativos em 530 milhões de euros, segundo relatório da Parpública, a holding que gere as participações do Estado em empresas, divulgado no final de Agosto. Ainda assim, dias antes da divulgação do relatório, o presidente da companhia, Fernando Pinto, dizia continuar a acreditar que será possível atingir lucro em 2013, apesar de perdas de 111 milhões no primeiro semestre.

--%>