Rostos gigantes de Cascais iluminam a vila. Nuvens luminosas que parecem vir do mar percorrem as ruas. Há carros-jardim em verde brilhante. Na praia da baía, um iglu cintila. Pelo centro histórico, monumentos e fachadas são telas de projecções multimédia. E atenção aos barcos…
É o Lumina a dar outra luz a Cascais. E não se fica por aqui. Entre 13 e 15 de Setembro (das 20h às 00h, com acesso livre), a organização promete ainda espectáculos, "video mapping", efeitos 3D, "graffiti" de luz, esculturas luminosas e mais instalações artísticas interactivas. No total, participam mais de 20 artistas nacionais e internacionais com os mais diversos projectos. O centro histórico e a baía serão os epicentros. Mas o “Percurso da Luz”, um caminho de cerca de três quilómetros, inclui mais de duas dezenas de pontos, da estação de comboios a jardins, de ruas e avenidas a igrejas, da Casa das Histórias ao Farol de Santa Marta, da baía à marina.
Depois de, em 2011, o festival se ter realizado em Sintra, a vila de Cascais decidiu este ano acolher o evento. Até porque, sublinham, foi aqui que, precisamente num mês de Setembro (o de 1878), foi feita a inauguração da iluminação pública eléctrica em Portugal, por ocasião das festas de aniversário do príncipe D. Carlos. O pioneirismo de Cascais em matéria de faróis é também um dos temas inspiradores para os artistas que participam no Lumina.
Além de funcionar como atracção para moradores e visitantes, o festival pretende também pôr-nos a “reflectir sobre o espaço público” e, “em tom lúdico”, fazer-nos “questionar o nosso modo de viver”.
A organização – a dupla de artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, responsáveis pelo atelier OCUBO.com, os mesmos que recentemente assinaram um espectáculo luminoso sobre o arco da Rua Augusta, em Lisboa – faz ainda questão de vincar que “a selecção das obras tem em conta a sua eficiência energética na relação energia gasta vs público alcançado”. “Este é um um bom exemplo de como canalizar a energia da iluminação pública para fins, culturais, sociais e educativos”, referem.
Na Marina de Cascais, uma base de apoio: Lumina Lounge by Aura, um espaço de convívio, com iguarias e bebidas (pelo Aura Restaurante, do Terreiro do Paço, em Lisboa) que promete um "ambiente luminoso e festivo" animado por DJs convidados e onde pode ser vista a exposição de fotografia "Pure Light" de Nuno Cera.
Sendo um evento naturalmente apelativo para os amantes da fotografia, há convite à partilha e até um concurso (“os trabalhos poderão ser a cores ou a preto e branco” e “a melhor fotografia receberá um prémio no valor de 1000€ em cursos na ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação).
Para facilitar o transporte de e para Cascais, a CP criou um bilhete promocional: a viagem de comboio fica por 1€ ida-e-volta (implica ida depois das 19h, regresso depois das 21h).