O Festival Caminhos da Transumância chega à 13.ª edição este fim-de-semana com expectativas de voltar a ultrapassar os 50 mil visitantes registados em 2012. Conhecido como Chocalhos, o certame é uma festa popular, levando à vila medieval de Apedrinha diversos grupos de música e muita animação, gastronomia, artesanato e, claro, a arte do pastoreio.
O evento pretende revivificar a tradição da transumância - deslocação dos pastores, e respectivo gado ovino, para as pastagens das montanhas no Verão e regresso para os vales e planícies no início do Inverno -, dando a descobrir não só os antigos trilhos dos rebanhos, como a música pastoril, os produtos e artes tradicionais e as paisagens da região.
A festa faz-se pelo Terreiro de Santo António (espaço temático dedicado à pastorícia, animação, oficinas e demonstrações), Casa do Pátio (onde há Festa da Lã) e Palácio do Picadeiro (exposições e concertos). Mas também pelas principais ruas da vila, onde os habitantes locais abrem as casas ao público, transformadas em tasquinhas, bares, restaurantes e lojas de artesanato.
O programa inlcui ainda exposições, oficinas temáticas, demonstrações, ateliers e conversas. E até uma Exposição Canina Especializada de Cães de Protecção de Rebanhos (em 2.ª edição).
Mas o momento alto é mesmo a tradicional caminhada com as ovelhas, marcada para domingo, entre o Fundão e Alpedrinha: uma "viagem por um dos caminhos da transumância em que é possível acompanhar um rebanho e ser pastor por um dia" (ou, pelo menos, por umas 3h), resume a organização. O percurso é acompanhado pelos Chocalheiros de Vila Verde do Ficalho.
___
Festival Chocalhos: Site