Criado para publicação exclusiva em revistas internacionais, o provocador anúncio do Licor Beirão "brinca com a vinda trimestral da troika e do FMI a Portugal para os famosos exames", explica a empresa produtora, J. Carranca Redondo, em comunicado.
Na edição de Fevereiro de 2012 da "Traveller", revista de bordo da companhia aérea easyJet, aparecia logo a abrir: "Wondering why the I.M.F. visits Portugal so often?", lê-se. A resposta "brincalhona" da marca adivinha-se na imagem sob a questão: uma vertical garrafa, dois solitários cubinhos de gelo e um copo de Licor Beirão apetrechado de gelo e pronto a beber.
"A peça surge na linha criativa de humor político que associa personalidades e organizações políticas internacionais com a crise económica que Portugal tem atravessado", resumem. E, pelo menos em termos criativos, parecem ter acertado no alvo: o anúncio acaba de ser premiado nos Heights Awards. É a primeira edição destes galardões, que têm por objectivo "celebrar a excelência criativa nos anúncios publicados nas revistas de bordo e dos aeroportos".
O anúncio da marca portuguesa de licor - baptizado de Beirão em 1929 mas cuja receita já vem do séc. XIX -, foi considerado o melhor na categoria “Alimentação e Bebidas” a nível de Europa, Médio Oriente e Ásia.