Em Lisboa, abrem-se uma vez ao ano as Galerias Romanas da Baixa, há visitas à Torre de Belém ou à Assembleia ou a abertura gratuita do Aqueduto das Águas Livres. No Porto, abre-se a Fundação de Serralves, há passeios pelo centro histórico ou ao Palacete das Águias. Em Coimbra, abre-se a Casa-museu Miguel Torga a visitas gratuitas, o museu municipal ou o Observatório Astronómico e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha Pelos Açores, há visitas a faróis em diversas ilhas. Por Albufeira, há espectáculos no castelo de Paderne. Em Faro, na Villa Romana de Milreu, há actividades várias.
São apenas alguns exemplos de entre as mais de 500 actividades, na sua maioria gratuitas, programadas para o fim-de-semana português das Jornadas Europeias do Património. Há iniciativas, informa a Direção-geral do Património Cultural, por 120 concelhos.
Por todo o continente, a iniciativa do Conselho da Europa abre a visitas milhares de locais em 40 países e regiões (poderá consultar a programação de cada território em www.europeanheritagedays.com).
O mote do de 2013 é “Lugares”, sendo o objectivo realçar a dimensão humana dos monumentos. Em Portugal, além de visitas, há desde debates a ateliers, conferências, filmes ou espectáculos.
O programa completo das actividades pode ser consultado em www.patrimoniocultural.pt/jep2013, onde é possível pesquisar por concelho ou tema.