Perfis e páginas sob o mote da Ryanair espalhados pelas redes sociais (e em geral pela net) há muitos. Mas nenhum é oficial, já que a empresa não estava presente nem em Facebooks nem em Twitters ou similares. Até agora. Sete anos depois do nascimento da febre dos tweets e de uns estimados 200 milhões de utilizadores terem aderido à rede que tem por símbolo um passarinho azul, a Ryanair decidiu-se, por fim, a abrir as asas no Twitter: inaugurou conta no dia 17 de Setembro e fez esta segunda-feira o lançamento oficial.
É um sinal de que pelos lados da Ryanair a forma de comunicar pode estar a mudar, depois de anos a ignorar a força das redes sociais (inúmeras vezes utilizadas para criticar a empresa). Aliás, a companhia sublinha mesmo em comunicado que está a “esforçar-se para melhorar a forma como comunica com os passageiros e público". Até porque, ao mesmo tempo que levantou voo no Twitter, também fez um "upgrade" à secção media do seu site com mais informação, imagens de alta-resolução e vídeos. E, entretanto, prometeu renovação do seu site para breve (à partida, em Dezembro) e passar a disponibilizar gratuitamente a sua aplicação para telemóveis a partir de 1 de Outubro (estava à venda por 3€).
No seu @Ryanair, a empresa garante uma actualização contínua com "notícias sobre a companhia, novidades sobre rotas" e, sublinhe-se, "ofertas especiais". Para celebrar o lançamento, vai mesmo oferecer um voo grátis para os seguidores 10.000 e 20.000 (a meio da tarde de segunda-feira ia em apenas cerca de 5700). E o tom bem-humorado deverá estar presente nesta nova forma de seguir a Ryan: "Não paga nenhuma taxa para seguir-nos ", avançam logo no primeiro tweet.
Alguns dos seguidores também aproveitaram para dar provas do seu humor em relação à mais icónica e polémica das companhias “low cost”: “Quanto custará obter uma resposta?”, pergunta o seguidor @Gerrymcfadyen.
Na verdade, nunca custará nada, até porque a empresa já twittou que não vai responder directamente aos seus seguidores: "A Ryanair transporta mais de 80 milhões de passageiros por ano, por isso não iremos responder", informam. A utilizadora @Poly?ym comentou de imediato a decisão: "então estão a usar os media sociais de forma errada".
Ainda assim, passeando pelo Twitter da companhia - que usa como imagem de destaque uma das fotos de um dos seus célebres calendários de assistentes de bordo em biquíni -, já ficámos a saber que a empresa tem um novo anúncio para a tv irlandesa ou, muito em especial, que se decidiu por uma grande alteração no seu sistema de reservas: "vamos livrar-nos do Recaptcha [o sistema de segurança que obriga, para fazer uma reserva, a introduzir algumas palavras que surgem no ecrã].