Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Europa elogia crescimento do turismo nas «economias doentes»

Por Lusa, Fugas

Espanha, Grécia e Portugal registaram um aumento de entradas de turistas e Bruxelas destacou os “bons resultados”.
A Comissão Europeia regozijou-se esta sexta-feira com os “bons resultados” da época turística na Europa no primeiro semestre de 2013 e destacou a importância do sector para economias fragilizadas de países como Portugal, que registou um aumento de 8% de entradas de turistas.

“Hoje celebramos o Dia Mundial do Turismo. Nesta ocasião, é com prazer que tenho bons resultados para apresentar para a primeira parte da época turística deste ano, especialmente porque surgem num momento em que a maioria dos países da UE se depara com um desemprego elevado e com dificuldades económicas”, comentou o comissário europeu responsável pela Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani.

As entradas de turistas internacionais na Europa aumentaram 5% durante o primeiro semestre de 2013, com os melhores resultados a observarem-se na Europa Central e Oriental (+9 %) e na Europa Meridional e Mediterrânica (+6 %). A sul, os melhores resultados vão para a Espanha, Grécia, Malta e Portugal (este último registou um crescimento de 8 %).

Isto significa um aumento de fluxo turístico e entrada de capital, mas não só: “Mais visitantes significa (…) também mais empregos, o que é particularmente importante para economias doentes, como Grécia, Espanha e Portugal”, sustentou a Comissão.

Tajani referiu ainda a necessidade de “continuar a encontrar formas de desenvolver o sector do turismo da Europa” e deu conta de uma iniciativa da Comissão de simplificação do sistema de vistos, “cujo objectivo é atrair mais turistas das economias emergentes”.

Dia Mundial do Turismo sob o signo da água
Turismo e Água: Proteger Nosso Futuro Comum. É com este objectivo em mente que se assinala, hoje, 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo.
 
De acordo com o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, a água é um dos recursos mais preciosos do turismo e um bem a preservar. Por isso, a data serve para apelar a uma gestão sustentável dos recursos, algo apoiado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
 
"Ante um consumo não sustentável e mudanças climáticas que ameaçam os recursos hídricos a nível global”, o Dia Mundial do Turismo “destaca a responsabilidade da indústria do turismo na salvaguarda e gestão inteligente da água".
--%>