Fugas - notícias

  • Olhos d
    Olhos d"Água Melanie Map's
  • Olhos d
    Olhos d"Água Melanie Map's
  • Olhos d
    Olhos d"Água Melanie Map's
  • Olhos d
    Olhos d"Água Melanie Map's
  • Carreiro pedonal nas falésias entre a praia de Olhos d'Água e a Praia Maria Luísa
    Carreiro pedonal nas falésias entre a praia de Olhos d'Água e a Praia Maria Luísa Vasco Célio
  • Quarteira
    Quarteira Ana Banha
  • Vilamoura
    Vilamoura V

Albufeira vai prolongar época balnear por mais duas semanas

Por Idálio Revez

Chegou o Outono, com temperaturas amenas e magotes de golfistas. Mas, por aqui, o "Verão" continua: algumas praias vão manter-se com vigilância até 20 de Outubro

A época balnear acabou, mas no Algarve a temperatura da água do mar continua convidativa a banhos. "Agora é que é bom", comenta José Ángel, um turista de San Sebastian, recém-chegado a Olhos d'Água, que faz férias por ali, desde há 34 anos, sempre depois da confusão de Agosto.

O Outono arrastou consigo a nostalgia das folhas caídas, a praia ficou fora de época. O que pensa fazer a Região de Turismo para atrair turistas? "Vamos procurar que as unidades hoteleiras não encerrem, como habitualmente, durante a época baixa", diz o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, adiantando que vai ser lançada uma campanha de promoção, em Espanha, a pensar na passagem do ano e outras festividades.

Mas antes disso, aproveitando o tempo ameno e as temperaturas convidativas da água do mar, será prolongada a época balnear em algumas praias algarvias.

Em Olhos d'Água, e nas restantes praias de Albufeira, a época balnear vai prolongar-se até ao dia 20, coincidindo com o final dos programas turísticos, vendidos pelos operadores turísticos estrangeiros. Este prolongamento significa que, tal como na época alta, vai continuar a haver vigilância nas praias.

Desidério Silva entende que deve ser reforçada a "aposta promocional" em relação ao clima, mas também divulgada, ao mesmo tempo "o outro Algarve, o dos valores tradicionais, da zona do barrocal e serra".

Por outro lado, o presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, antecipa um "balanço positivo" do ano turístico que só termina no final de Outubro. A taxa de ocupação das camas turísticas registou uma subida de 5% em relação ao ano anterior. Segundo as previsões meteorológicas, o Verão passado seria o mais "invernoso" das últimas décadas. Afinal, acabou por surpreender.

À entrada da praia Rocha Baixinha, Vilamoura, um quadro mostra a variação das temperaturas da água do mar, durante o mês de Setembro, oscilando os 23 e os 25 graus. Dir-se-ia que tal cenário rivaliza com as Caraíbas e outros destinos exóticos.

"Não têm conta as fotografias que foram tiradas a este quadro", diz Marco Martins, um colaborador do concessionário da praia, assinalando o "erro" das previsões meteorológicas que dominaram as atenções no início da época balnear. "Falava-se que não ia haver Verão, afinal foi espectacular", comenta.

Quarteira, um dos destinos habituais das férias dos portugueses, assiste ao encerramento de bares e restaurantes, antecipando a época baixa do turismo. Dos 11 concessionários que exploram a praia, apenas um empresário pediu licença extra para manter a actividade por mais duas semanas. Outra parte do Algarve entrou num período de hibernação.

Apesar de ter começado agora a época alta do golfe e o tempo, comparativamente com outras regiões, ainda ser atractivo, são poucos os que procuram o Algarve fora da época das grandes enchentes.

--%>