Fugas - notícias

Daniel Rocha

Controladores aéreos europeus cancelam greve de 10 de Outubro

Por Lusa

Federação de sindicatos recua depois de ver abertura da Comissão Europeia para discutir questões de segurança e acolher reclamações dos controlares aéreos.

A Federação Europeia de Sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo (ATCEUC) decidiu adiar a greve que estava prevista para 10 de Outubro em vários países europeus.

A greve agora adiada incluía-se no ‘Action Day’ [Dia de Acção], organizado no âmbito de um protesto europeu dos controladores aéreos contra o Céu Único Europeu II. Além de Portugal, também Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia tinham anunciado paralisações.

Segundo uma nota de imprensa da Federação Europeia de Sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo, o adiamento acontece depois de terem sido dadas garantias pela Comissão Europeia no Conselho de Ministros dos Transportes, em Vilnius (Lituânia), de que está disposta a discutir as questões de segurança e o ponto de vista dos controladores aéreos. “Nos próximos dias, ATCEUC espera conseguir um diálogo social real e eficaz, em que as nossas preocupações e propostas sejam realmente tidas em conta”, lê-se no comunicado.

O Céu Único Europeu II é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa “tornar os voos mais seguros, mais ecológicos e mais pontuais”, permitindo que as companhias aéreas reduzam em 16 milhões as emissões de dióxido de carbono e que diminuam os seus custos anuais “entre dois a três mil milhões de euros”, de acordo com a informação divulgada por Bruxelas em Junho.

Quando anunciou o protesto, o SINCTA disse que este se deveu ao facto de a Comissão Europeia “se ter isolado no processo decisório relativo à proposta legislativa SES2+ [Céu Único Europeu II], reduzindo o envolvimento dos Estados-membros e o papel das autoridades nacionais na sua discussão”.

A ATCEUC acredita que o Céu Único Europeu “é alcançável, desde que sejam tidos em consideração pressupostos válidos e coerentes com a realidade”.

No entanto, a federação refuta “integralmente” as formulações efectuadas na componente económica do pacote SES2+, porque “não equacionam a crise europeia, nem a consequente quebra do tráfego aéreo”.

A ATCEUC é composta por 28 sindicatos autónomos que representam mais de 12 mil controladores de tráfego aéreo na Europa.

As medidas do Céu Único Europeu abrangem os sectores da aviação civil e militar, incidindo sobre a regulamentação, a economia, a segurança, o ambiente, as tecnologias e as instituições.

--%>