Grand Canyon e Estátua da Liberdade: dois dos espaços que serão abertos ao longo dos próximos dias
Pub
Vários parques e monumentos nos Estados Unidos, como o Grand Canyon ou a Estátua da Liberdade, reabrem esta segunda-feira, 14 de Outubro, apesar da paralisação parcial da Adminstração norte-americana. O feito foi conseguido graças a acordos de financiamento temporário.
O serviço dos parques nacionais anunciou na noite da última sexta-feira acordos com os estados de Nova Iorque, Arizona, Colorado e Utah para a reabertura dos seus locais turísticos que estão encerrados desde o início do mês devido à paralisação do Governo federal por falta de acordo no Congresso sobre o orçamento para 2014. Segundo a Associação Americana de Turismo, a situação, que levou ao encerramento de quatro centenas de parques naturais, causa perdas diárias de 152 milhões de dólares (112 milhões de euros) e ameaça os empregos de 450 mil trabalhadores.
Os recentes acordos permitem a reabertura da Estátua da Liberdade, do Grand Canyon ou do Parque Nacional das Rocky Mountains do Colorado. Porém as reaberturas não são definitivas: nalguns sítios as portas manter-se-ão abertas apenas por uma semana. “É uma solução temporária que permitirá atenuar os inconvenientes para o comércio e comunidades vizinhas”, declarou a ministra do Interior norte-americana, Sally Jewell.