Fugas - notícias

Hugo Delgado/Arquivo

Turistas portugueses com subida ténue nas dormidas em Agosto

Por Raquel Almeida Correia

Número de dormidas na hotelaria cresceu 5,4% e houve um aumento de 14 milhões nos proveitos do sector
Ao contrário do que tem acontecido até aqui, as estadas de turistas nacionais aumentaram em Agosto, ainda que de forma ténue. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), os portugueses foram responsáveis por 2,3 milhões de dormidas, o que significou um aumento homólogo de 0,3%.

Esta subida está, porém, ainda muito longe da tendência protagonizada pelos turistas estrangeiros, que têm vindo a suportar os resultados da hotelaria nos últimos meses, fruto da retracção na procura interna. Em Agosto, as estadas de hóspedes internacionais aumentaram 8,5% para um total de 4,1 milhões.

Em conjunto, os turistas portugueses e estrangeiros suportaram um aumento global de 5,4% nas dormidas nos hotéis nacionais, o que teve reflexos positivos nas receitas do sector. De acordo com o INE, os proveitos totais cresceram 4,6% em Agosto, o que significou um acréscimo absoluto de 14 milhões de euros face ao mesmo mês de 2012.

Em termos acumulados, a hotelaria registou uma subida de 4,9% nas estadas nos primeiros oito meses do ano, em muito suportada pelos mercados externos. Destes, o destaque em Agosto foi para França e Brasil, que registaram aumentos de 13,9% no número de estadas em estabelecimentos portugueses. Houve, no entanto, três países que assistiram a quedas: Itália (-14%), Holanda (-10,1%) e Irlanda (-1%).

Apesar da subida protagonizada em Agosto pelos turistas nacionais, os resultados acumulados do sector registam uma queda de 1,6% quando analisados os oito primeiros meses de 2013.
--%>