Oficialmente baptizada de "Ryanair Cabin Crew Charity Calendar" (o calendário de assistentes de bordo para a caridade), esta obra da companhia aérea, entre o marketing e a beneficência, não esconde nada: mostra 13 assistentes em poses estivais e em cenários paradisíacos (no caso em Chani, Creta, na Grécia). O comunicado da empresa que anuncia o lançamento do novo calendário não hesita mesmo em referir que este é "o melhor de sempre" e que "the girls of Ryanair" são umas "brasas".
O calendário é ousado e a capa promete dar que falar: ultrapassando a tradicional foto de rapariga sensual em biquíni revelador, mostra uma das assistentes com o casaco oficial da farda Ryanair a abrir-se sobre os seios.
Já no interior, é um eurofestival de assistentes de bordo, com representantes da Polónia, Holanda, Letónia, Espanha, Reino Unido, Itália e, desta feita, também Portugal: Inês Rosa Marques, de 20 anos, natural de Coimbra e a trabalhar na base de Madrid, é Miss Fevereiro.
Tal como em anos anteriores, é de esperar polémica em redor da produção. O calendário já está disponível para encomenda, online e durante os voos, custando €10 (encomendado online custa mais 6,99€ para portes de correio).
Este ano, o valor das vendas reverte na íntegra a favor da Teenage Cancer Trust, uma organização do Reino Unido que apoia jovens vítimas de cancro.
A Ryanair espera arrecadar mais de 100 mil euros, elevando para 700 mil o total entregue a diferentes instituições de solidariedade social desde o primeiro calendário, lançado em 2008.