Fugas - notícias

  • Vidago Palace
    Vidago Palace Paulo Pimenta
  • Vidago Palace
    Vidago Palace Paulo Pimenta
  • Vidago Palace
    Vidago Palace Paulo Pimenta
  • Vidago Palace
    Vidago Palace Paulo Pimenta
  • Vidago Palace
    Vidago Palace Paulo Pimenta
  • Heritage Avenida Liberdade
    Heritage Avenida Liberdade DR
  • Heritage Avenida Liberdade
    Heritage Avenida Liberdade DR
  • Heritage Avenida Liberdade
    Heritage Avenida Liberdade DR

Dois hotéis portugueses vencem prémios europeus de excelência

Por Luís J. Santos

A Condé Nast Johansens distinguiu 16 hotéis nos seus prémios anuais. Vidago Palace e Heritage Avenida da Liberdade fazem parte da lista dos melhores da Europa

O centenário Palace do Parque de Vidago foi declarado o melhor hotel novo ou recuperado  na gala dos Condé Nast Johansens Awards for Excellence 2014, galardões atribuídos por esta casa de guias exclusivos sobre os locais mais luxuosos do planeta e um dos braços da empresa que publica a "bíblia" das viagens Condé Nast Traveler (além de outros portentos como a Vanity Fair, New Yorker ou Vogue). Da cerimónia dedicada à Europa e Mediterrâneo – que decorreu na segunda-feira em Londres e premiou 16 projectos –, saiu também vencedor o lisboeta Heritage Avenida Liberdade, considerado a unidade hoteleira com melhor relação qualidade-preço.

O Vidago, que abriu portas como expoente máximo do luxo hoteleiro em Portugal a 6 de Outubro de 1910, integra o Parque Termal de Vidago, projecto da Unicer. Reabriu com cinco estrelas em 2010, após profundas obras de remodelação (e reconstrução). “Este prémio reconhece a qualidade do nosso centenário Vidago Palace Hotel, que foi cuidadosamente renovado, preservando todas as suas características originais", comenta Joana Queiroz Ribeiro, directora de Comunicação da Unicer. "Glamour", "elegância", "luxo" e "romance" são os termos mais utilizados nos resumos do hotel, obra que, referem, "preserva toda a herança e as características arquitectónicas e paisagísticas originais" agora com "espaços mais modernos, vocacionados para o turismo do século XXI". 

O prémio "Best New or Back on the Scene Hotel", deve-se, resume a Johansens em comunicado, à "gigantesca reformulação", ao restabelecimento "inquestionável" da "sua reputação cinco estrelas" mas também ao spa e golfe, "Superou as expectativas quando reabriu", sublinha. O hotel tem 70 quartos (e suites), alguns com pátios privativos, tendo a recuperação do complexo contado também com a assinatura de Siza Vieira, responsável por algumas áreas: a reabilitação do exterior do hotel, a concretização do novo spa e a recuperação e adaptação a um novo programa do Club House.

Já o Heritage Avenida Liberdade, que venceu na categoria de "Best Value for Money", é uma unidade de charme desenvolvida num edifício do século XVIII. Com projecto de decoração pelo arquitecto Miguel Câncio Martins, abriu em 2006 e foi logo descoberto pela "Condé Nast", que o declarava, pouco depois, um dos melhores novos hotéis do mundo. "Uma jóia boutique escondida no coração de Lisboa", resume agora a organização dos prémios.

Para esta edição dos galardões para a Europa e Mediterrâneo da Condé Nast Johansens estavam nomeados nove hotéis portugueses. Além do Heritage e Vidago, mereceram nomeações o Pine Cliffs Terraces and Villas (melhores apartamentos de luxo), Convento do Espinheiro (hotéis de campo), Hotel Britania (melhor serviço), The Yetman (melhor restaurante de hotel), Rio do Prado (sustentabilidade), Palácio Estoril (conferências e reuniões de trabalho) e Myriad by SANA (melhor para ocasiões especiais). Os vencedores são decididos a partir de formulários de nomeação por parte de hóspedes, inquéritos a clientes e relatórios de especialistas locais.

--%>