Durante uma semana, de 10 a 17 de Novembro, as paisagens alentejanas realçadas por grandes e coloridos balões espalhados pelos céus. É o 17.º Festival Internacional BP Gas Balões de Ar Quente que promete “pintar” a paisagem das localidades de Fronteira, Alter do Chão, Castelo de Vide e Crato. O domingo foi dedicado ao “check-in” de equipas, com os primeiros voos a decorrerem esta segunda-feira em Fronteira.
O festival conta com a participação de 38 equipas de vários países: além de Portugal, há representantes de Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Mas não serão apenas os profissionais a voar.
O público em geral também poderá ter a experiência de viajar em balão e de forma gratuita. Para tal, os espectadores mais corajosos só terão que estar nas tendas dos “meeting points” às 6h30 ou às 14h45, tendo em atenção que há vagas limitadas. Cada dia é dedicado a voos numa localidade diferente: voa-se a partir da zona industrial de Alter do Chão (dias 12 e 14), do terreno do 24h TT em Fronteira (dias 13 e 17), do centro da vila de Castelo de Vide (dia 15) e da área junto às piscinas do Crato (dia 16).
O festival, que teve a sua primeira edição em 1997, é organizado pela Publibalão e co-organizado, pela segunda vez, pelo clube de balonismo Alentejo sem Fronteiras (primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente), fundado em 2012. Segundo a organização, o evento pretende “promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da actividade”.
