O projecto da Comissão Europeia que selecciona todos os anos os Destinos Europeus de Excelência voltou a congratular o Parque Natural do Faial. Desta vez com uma distinção na categoria Community Building
Pub
EDEN é o acrónimo do projecto da Comissão Europeia nomeado Destinos Europeus de Excelência (EDEN- European Destinations of Excellence) que atribui todos os anos os prémios de Destino Europeu de Excelência, premiando os “modelos de desenvolvimento de turismo sustentável na União Europeia”.
Este ano o tema do concurso foi o Turismo Acessível e na cerimónia, que decorreu em Bruxelas, em que estiveram representados cerca de 100 destinos de 28 países europeus, foram escolhidos 19 vencedores. Foram ainda atribuídas as menções honrosas place making (criação do espaço), community building (que significa algo como, desenvolvimento de laços de integração com a comunidade) e branding (marca/imagem) a seis destinos. Um deles, o Parque Natural do Faial.
O parque açoriano, único destino EDEN em Portugal desde 2011, foi distinguido pelo seu contributo para o fomento da coesão social da ilha, enquanto destino turístico sustentável.
“Este galardão vem dar enfase à interligação entre a conservação do património natural e a criação de oportunidades, até ao nível do emprego, gerada pelo correcto ordenamento do território”, considerou o secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, que recebeu a menção que diferencia destinos europeus de excelência por iniciativas nas áreas do marketing, desenvolvimento local e coesão social.
O programa Parceiros para a Sustentabilidade, com 37 parceiros privados, assim como a cooperação com a comunidade local, foram aspectos da acção do Parque Natural considerados para a atribuição da menção honrosa.
O EDEN é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende “fomentar modelos de desenvolvimento turístico sustentável”, divulgar “destinos em crescimento” e promover o “intercâmbio de boas práticas”. O Parque Natural do Faial foi agora convidado a integrar a direcção da associação EDEN, que tem um papel de charneira no desenvolvimento de destinos turísticos europeus ainda pouco conhecidos, mas com grande potencial de desenvolvimento.
Prémios Destinos Europeus de Excelência
Vale Kaunertal (Áustria) Situado nos Alpes Tiroleses
Ottignies-Louvain-la-Neuve (Bélgica) Cidade projectada na década de 1970, completamente pedestre e com acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
Stancija 1904 (Croácia) Estância com casas típicas adaptada a pessoas com mobilidade reduzida e/ou com problemas de visão. Fica na cidade de Svetvincenat.
Polis na baía de Chrysochous (Chipre) Junto à reserva natural Akamas.
Lipno (República Checa) Considerada a Riviera Checa, com um lago de mais de 40km.
Haapsalu (Estónia) Cidade costeira com uma extensa área de areal.
Parque Natural Morvan (França) São três mil quilómetros quadrados de escarpados e montanhosos terrenos da região de Burgundy.
Maratona (Grécia) A cidade que deu o nome à tão famosa corrida, maratona.
Kaposvár e área protegida de Zselic (Hungria) No condado de Somogy, localizadas entre as Colinas da região sul do Transdanúbio, envoltas pelo rio Dráva e pelas águas do lago Balaton.
Cavan (Irlanda) Zona de grandes lagos no centro do país.
Pistoia (Itália) A poucos quilómetros das regiões toscanas Florença ou Pisa.
Liepaja (Letónia) Eternamente ligada ao mar Báltico.
Telsiai (Lituânia) Uma das principais cidades da região de Samogitia.
Horsterwold (Holanda) Área florestada com mais de 4800ha. Quase toda a área é protegida e pertence à Rede Ecológica Nacional dos Países Baixos.
Przemysl (Polónia) No coração das Montanhas Bieszczady.
Jurilovca (Roménia) Região do mar Negro, declarada reserva da biodiversidade e parte da lista da UNESCO.
Lasko (Eslovénia) Área com muita natureza e águas termais.
Parque Natural da Serra dos Canyons de Guará (Espanha). Região de Aragão.
Taraklı (Turquia) Na província de Sakarya, reconhecida pelas suas casas otomanas.
Menções honrosas:
Nin, Croácia (Place Making)
Limburgo, Países Baixos (Place Making)
Jurmala, cidade independente da Letônia (Community Building)
Parque Natural do Faial (Community Building)
Landlust, Áustria – não é um destino mas sim um grupo de habitações em casas de campo com mais de 100 anos, localizado na região da Styria (Place Making)
Bohinj, Festival Internacional de flores selvagens, Eslovénia (Branding)