Fugas - notícias

  • DR/Embratur
  • DR/Embratur

Brasil bate recorde de turistas e celebra visitante seis milhões

Por Fugas

Na casa dos cinco milhões de visitantes internacionais por ano desde 2005, o turismo brasileiro atingiu por fim um número que considera um “marco histórico para o país”.

O momento ocorreu no dia 5 de Dezembro. No aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, aterrava a turista argentina que simboliza o novo recorde de chegadas de turistas internacionais no Brasil num ano: Nadia Panis foi a visitante seis milhões e foi recebida em festa no aeroporto carioca por representantes da Embratur - empresa pública responsável pela promoção do turismo brasileiro. Como prémio, Panis ganhou um diploma que certifica a sua participação no recorde e uma viagem a Búzios, um dos destinos-estrela do litoral do estado do Rio, além de tradicionais brigadeiros ou mapas.

O jornal O Estado de São Paulo observa que a escolha de uma visitante argentina “está longe de ser fruto do acaso” e assinala que o país vizinho é o principal emissor de turistas, responsável por cerca de 30% das pessoas que desembarcam no Brasil, ou seja, dos quase 5,7 milhões de turistas internacionais registados em 2012, 1,6 milhões era argentino. Flávio Dino, presidente da Embratur, defende que a escolha de um turista argentino foi “uma forma de reconhecer a força do nosso principal parceiro na economia do turismo”. A Argentina, aliás, tem tido praticamente o mesmo número de turistas por ano que o Brasil: em 2012 teve 5,599 milhões enquanto o Brasil somou 5,677 milhões.

Por comparação, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, Portugal registou em 2012 a entrada de 7,696 milhões de turistas. O top 5 mundial é liderado pela França, com 83 milhões, seguida pelos EUA (67), China (57,7), Espanha (57,7) e Itália (46,4).

A América do Sul é responsável pela maior fatia de turistas (2,8 milhões) chegados ao Brasil, seguida da Europa (1,6 milhões), América do Norte (716 mil) e Ásia (300 mil). Portugal, durante os primeiros oito meses deste ano, contribuiu com cerca de 126 mil de visitantes.

À passagem dos seis milhões ainda antes do final do ano não será indiferente, indica o Folha de São Paulo, à realização de grandes eventos, este ano, no Brasil como a Jornada Mundial da Juventude (onde o Papa Francisco esteve presente e que, segundo dados do Ministério do Turismo brasileiro, reuniu mais de três milhões de pessoas no Rio de Janeiro) e a Copa das Confederações (promovida em Junho no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza).

O Turismo brasileiro estima que em 2014, com a alavanca do Mundial de Futebol (que começa a 12 de Junho), o contingente de turistas possa atingir os sete milhões, adianta Flávio Dino, apoiando-se na taxa de crescimento anual do turismo no Brasil, 5%, mais 2% que a média mundial.

Segundo o responsável da Embratur, o crescimento da entrada de turistas estrangeiros representa um aumento dos lucros da indústria para, pelo menos, 10 milhões de brasileiros que trabalham neste sector. Impacto que, acrescenta, se estende a outras áreas. “Este ano, o país já recebeu 5,6 mil milhões de dólares, entre Janeiro a Outubro”, outro “recorde histórico”.

--%>