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No aeroporto, em vez das malas chegaram as prendas de sonho de cada passageiro

Por Luís J. Santos

A Westjet juntou o espírito natalício ao mais ladino dos marketings e fez surgir nos tapetes rolantes, em vez das malas, precisamente os presente que cada passageiro queria receber. O vídeo soma milhões de visualizações.

Deve ter sido das poucas vezes na história da aviação que passageiros não se importaram nada de esperar mais algum tempo pela bagagem depois do voo. A canadiana WestJet surpreendeu mais de 250 dos seus passageiros numa superprodução natalícia que envolveu dar a cada um o presente mais desejado. No aeroporto de partida, arranjaram maneira de descobrir os desejos de cada um. No aeroporto de chegada, lá apareceu “milagrosamente” a prenda.

O vídeo da operação foi lançado esta semana e é já uma das sensações virais da temporada natalícia (em quatro dias, rondavam-se já as 20 milhões de visualizações contabilizadas no YouTube). O maior espanto e emoção dos passageiros é explicado por um golpe de asa: é que o guião seguiu um estratagema natalício que resultou em pleno.

Primeiro, arranjaram maneira de saber, como quem não quer a coisa, qual seria o presente que cada um gostaria de receber. Nos aeroportos de partida dos voos escolhidos, Toronto e Hamilton, estava disponível um sistema em que um Pai Natal, numa espécie de teleconferência em directo, ia perguntando a quem parava frente a um ecrã (utilizado para scanear o cartão de embarque) o que gostaria de ganhar. Neste "Virtual Santa" valeu tudo, tanto “manipular” crianças para conseguir a resposta como dar a volta aos pais e avós com elogios e conversas de circunstância. “Uma grande tv” diz uma passageira, “um tablet" pede uma criança, “preciso mesmo de mais roupa interior e de meias” brinca outro passageiro (mal ele sabia que ia mesmo recebê-las de prenda…).

Enquanto os passageiros faziam tempo para embarcar e respondiam afavelmente ao Pai Natal, a equipa da WestJet tomava nota das respostas e enviava-as para assistentes que corriam a comprar as prendas referidas – segundo dados da empresa, participaram 175 pessoas na acção.

Após o desembarque no destino, Calgary, os passageiros encaminharam-se para a sala de recolha de bagagem, sem suspeitarem do que ia acontecer: pelos tapetes começam a deslizar embrulhos natalícios com etiquetas onde surgia o nome de cada passageiro. E, lá dentro, exactamente o que cada um tinha pedido. E com direito a surpresas, incluindo voos gratuitos durante as festas.

Com esta superprodução – que envolveu três grandes equipas e 16 câmaras nos três aeroportos –, apesar de não faltar concorrência, a WestJet conseguiu já lugar garantido entre os vídeos virais do Natal 2013.

E, claro, o plano de marketing não se fica por aqui: conforme o número de visualizações, assim haverá oferta de voos para famílias desfavorecidas (em cooperação com a fundação Ronald McDonald do Canadá (e há concurso em redor do vídeo com oferta de voos).

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