Fugas - notícias

Uma vista aérea para o BA

Uma vista aérea para o BA Rui Gaudêncio

Vamos cantar os parabéns ao Bairro Alto com um bolo de 500 velas

Por Fugas

O programa dos 500 anos do Bairro Alto alfacinha culmina, dia 15 de Dezembro, numa festa que inclui bolo de 90 metros a estender-se pelas ruas

"Corria o dia 15 de Dezembro de 1513 quando Lopo de Atouguia acordou com os aforadores, Bartolomeu de Andrade e sua mulher, Francisca Cordovil, o sub aforamento das herdades em talhões para a construção de casas, na então chamada Vila Nova de Andrade".

Tanta História e tantas histórias correram por este bairro nos cinco séculos que se passaram e, ao longo do ano, o programa de comemorações tem incluído festas, passeios, mercados, exposições, conferências, edições, cinema, teatro, música, prova de atletismo, lançamentos de livros e DVD etc. A organização envolveu mais de duas dezenas de entidades, incluindo as associações de comerciantes e moradores, autarquia de Lisboa ou Santa Casa da Misericórdia.

Agora, no exacto dia em que ficou em letra de lei a construção do bairro, há festa de aniversário pelas ruas. Domingo, 15 de Dezembro, serão acesas 500 velas num bolo-rei de 90 metros, do Largo Trindade Coelho à Rua do Diário de Notícias pela Travessa da Queimada.

"Vamos apagar as velas e depois vamos distribuir bolo às pessoas que quiserem assinalar os 500 anos", disse Luís Paisana, da Associação de Moradores do Bairro Alto, à Lusa. O objectivo das comemorações, foi, sublinha Paisana, "mostrar a perspectiva de um bairro com património e cultura, rodeado de História e monumentos".

Entre cantar os parabéns e comer o bolo, toda a gente está também convidada a visitar a feira de Natal que decorre durante o fim-de-semana no Largo Trindade Coelho. A festa de aniversário do BA está marcada para as 16h.

_________________________
Facebook: Bairro Alto 500 Anos

--%>