Enquanto se aguarda a confirmação da nomeação de Lisboa, é já certo o regresso do Porto à competição para European Best Destination. Voltará a Invicta a conquistar a chancela de melhor destino europeu do ano? Em 2014, a cidade volta a ter oportunidade de vencer a votação promovida pela European Consumers Choice (ECC), "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas". Em 2013, Portugal ficou representado por Lisboa, que conseguiu o segundo lugar, logo atrás de Istambul.
A confirmação da pré-candidatura do Porto a Melhor Destino Europeu 2014 foi feita pela autarquia portuense, após ter recebido uma notificação oficial da organização do evento. “O facto de o Porto voltar a ser seleccionado reflecte bem a sua notoriedade, atractividade e excelência enquanto destino turístico”, refere a autarquia em comunicado, salientando ser o Turismo o sector de actividade “com o maior potencial de crescimento e que mais contribui para o crescimento do PIB nacional”.
A cidade vencedora da competição – em que entrarão 20 finalistas escolhidas por um "júri de especialistas em Turismo" entre "as mais visitadas do continente" – ficará em destaque no portal European Best Destinations, dedicado ao turismo na Europa. Trata-se de uma plataforma gerida pela ECC, sedeada em Bruxelas, cujos objectivos passam pelo “desenvolvimento e promoção da cultura do turismo europeus, da sua riqueza, diversidade e qualidade”.
As cidades finalistas vão a votos online de 22 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2014 e “viajantes de todo o mundo poderão votar no seu destino preferido entre os seleccionados”.
Na votação para Melhores Destinos Europeus de 2013, Istambul conquistou o primeiro lugar e Lisboa o segundo – sendo que a cidade do Porto não foi a votos por ter vencido no ano anterior. No top 10, seguiram-se Viena (Áustria), Barcelona (Espanha), Amesterdão (Holanda), Madrid (Espanha), Valeta (Malta), Nice (França), Milão (Itália) e Estocolmo (Suécia).
A votação decorrerá em www.ebd2014.com.