O Pestana Rio Barra será construído a partir de 2014 e tem abertura prevista para 2016, tornando-se o 10.º hotel do grupo no Brasil e o 2.º na Cidade Marvilhosa. O hotel, informam, terá um "design moderno" e uma "decoração clean", "bem ao estilo carioca".
Estão previstos 311 quartos (dos quais quatro serão suites master com terraço privativo), um centro de eventos e reuniões, uma piscina com vista para o mar, fitness e spa. Um hotel que o grupo quer tornar "ideal" tanto para o turismo de lazer como o de negócios.
Os planos de financiamento do hotel, para o qual o grupo tem "um contrato de gestão de longo prazo", passam, explicam em comunicado, pela sua "venda fraccional", permitindo aos compradores "serem donos de parte da unidade hoteleira". Os investidores neste sistema "receberão rendimento variável e ainda o direito à utilização de quatro noites gratuitas por ano".
O novo projecto é mais um passo na crescente internacionalização da marca Pestana, já com mais de 90 unidades em Portugal (incluindo a gestão das Pousadas de Portugal) e no estrangeiro. Só durante o último ano, o maior grupo hoteleiro português já abriu hotéis em Barcelona, Miami (EUA), Cuba, Bogotá (Colômbia) ou Casablanca (Marrocos) e confirmou a abertura em Luanda, além de planear unidades para Nova Iorque, Hamburgo ou Lima (Peru).
Por Portugal, entre os grandes projectos, contam-se a Pousada da Serra da Estrela (antigo sanatório da Covilhã), a Pousada de Lisboa (Terreiro do Paço) ou a 2.ª fase do Pestana Tróia Eco-Resort & Residences.