Parte de um plano de promoção que une as associações de turismo de Lisboa e Porto, numa acção junto dos “mercados prioritários”, como definem, da França, Alemanha e Reino Unido, o passatempo, que decorre online numa aplicação do Facebook, está aberto a residentes nestes três países. A campanha quer também incluir quem vive em Portugal, a quem é sugerido que “convide” os conhecidos que vivam naqueles países a participar. Os prémios são duas viagens duplas, uma para Lisboa, atribuída à melhor e mais criativa frase que descreva os motivos porque necessita visitar Lisboa, e outra para o Porto, atribuída à melhor frase sobre esta cidade.
Para participar neste passatempo, o potencial turista deverá responder a um questionário da aplicação de Facebook “One trip, Twice the luck” (algo como: uma viagem, o dobro da sorte ou das possibilidades) nas páginas do Turismo de Lisboa e do Turismo do Porto (visitlisboa e visitporto). Aí, será pedido que identifique um conjunto de ícones associados às duas cidades e que escreva uma frase que deverá transmitir criativamente as razões pelas quais considera que devem ser visitadas.
Os vencedores terão direito a uma viagem dupla, de forma a garantir o “dobro das experiências”, como descreve a organização: terá a duração de três dias e inclui dois dias para duas pessoas em alojamento com pequeno-almoço.
As participações no concurso começaram no dia 10 de Dezembro e serão aceites, avançam, até às 13h (hora de Portugal Continental) do dia 10 de Fevereiro de 2014. O regulamento completo - onde se refere que "a participação é aberta a cidadãos com mais de 18 anos residentes num destes três país: Alemanha, França e Reino Unido" - está aqui.
A estratégia que une as duas cidades e na qual se integra o passatempo teve início com a iniciativa “Uma viagem, duas cidades” onde as duas associações de turismo organizaram uma fam trip – viagem de familiarização com o destino – para a qual as associações convidaram agentes e operadores turísticos franceses, alemães e britânicos.
As duas organizações turísticas apostam numa campanha de promoção das duas cidades como destinos complementares para a consolidação do produto estratégico City Break (escapadelas urbanas) e aumento do número de dormidas de estrangeiros, resumem em comunicado.