"Um lugar que você precisa conhecer. E quem o diz não é um brasileiro”. Esta é a garantia dada por Hugo – “português, vive em Brasília desde 2008” – ou Miguel, “português, vive em Salvador desde 2002” – sobre as cidades que os acolhem e que serão cenário de jogos da selecção portuguesa.
São dois exemplos da nova campanha da Embratur (empresa pública responsável pela promoção do turismo brasileiro) lançada após o sorteio do Mundial de Futebol. Nela, estrangeiros residentes no Brasil são os protagonistas e são eles que explicam as “maravilhas” de cada destino e dão as boas-vindas aos turistas.
“É difícil falar de um país como o Brasil, que tem tantos brasis diferentes dentro dele ”, diz-se no resumo da série sob o mote “The world meets in Brazil ” [Que traduzido será algo como “o mundo encontra-se no Brasil”]. Com legendas em inglês mas falado em português do Brasil (excepção a Portugal, onde o português é europeu embora incluindo algumas variantes aqui e ali) com sotaques adaptados de treze residentes no país anfitrião da Copa do Mundo FIFA 2014 a partir de 12 de Junho.
“Praias com sol 280 dias por ano”, “desportos radicais”, as gentes, a História e os monumentos, a gastronomia ou “uma vida nocturna incrível” são destaques que unem as várias narrações. A campanha publicitária é produzida pela Primitivo Filmes e englobará pelo menos 13 vídeos.
A estratégia passa por lançar em cada país os filmes dedicados à cidade onde cada selecção vai jogar – no caso de Portugal, a primeira fase passa por Salvador, Brasília e Manaus (sendo que os portugueses vão ter como “casa” um resort em Campinas).
De acordo com as declarações prestadas por Flávio Dino, presidente da Embratur, a campanha valoriza “a comunicação digital” e a “vivência”. Segundo explica, a comunicação digital devido ao facto de “um terço dos turistas que visitam o Brasil” terem escolhido o seu destino com base em informações da internet e a “vivência” porque “dá a sensação de que estamos presentes naquele lugar, o que agrega um valor único" ao produto turístico.
Alemanha, Argentina, Colômbia, Chile, EUA, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai são os países considerados estratégicos pela Embratur e, terão vídeos exclusivos com cerca de um minuto de duração.
Em comunicado, a campanha promete ainda apostar nas novas ferramentas digitais no site www.visitbrasil.com, como a Experience Mobile (versão Android) para smartphones onde o utilizador pode criar o seu próprio memwa (vídeo apenas com fotos e som) até quatro imagens com ritmos brasileiros como banda sonora ou escolher receber sugestões e roteiros para explorar as 12 cidades-sede do Mundial de futebol.
A outra ferramenta são os hotsites e hashtags específicos para cada país que participará no Mundial de 2014. O hotsite procurará o conteúdo nas redes sociais através da hashtags e todo o material será colocado no painel do país. Assim, cada país terá uma página central específica com conteúdo relacionado com as cidades onde a sua selecção irá jogar. Na mesma página, o utilizador também vai encontrar álbuns de atracções, opções de diversão e cultura da cidade que acolherá a sua selecção nacional.
___________________________
VisitBrasil no YouTube | Facebook