Fugas - notícias

  • A Torre de Belém e o local mais fotografado de Lisboa
    A Torre de Belém e o local mais fotografado de Lisboa Adriano Miranda
  • No Porto, é a Torre dos Clérigos que é mais vezes partilhada
    No Porto, é a Torre dos Clérigos que é mais vezes partilhada Rui Farinha/Arquivo
  • Nova Iorque ocupa o lugar cimeiro do top
    Nova Iorque ocupa o lugar cimeiro do top Fernando Veludo/Arquivo
  • Paris integra o top-5
    Paris integra o top-5 Paulo Pimenta
  • Barcelona integra o top-5
    Barcelona integra o top-5 Paulo Pimenta

Portugal é um dos destinos mais fotografados do mundo no Sightsmap

Por Vânia Marinho

Portugal é um dos locais mais quentes do mundo. Pelo menos no que toca a ser fotografado e ver as suas imagens geolocalizadas e partilhadas pela Panoramio. É o que revela o mapa térmico do Sightsmap com os locais mais fotografados do mundo.

O mapa interactivo Sightsmap permite aos utilizadores encontrar os mil locais do mundo mais fotografados e partilhados, numa paleta de cores que passa pelo roxo (zonas com “poucas fotografias”), pelo vermelho (com “algumas fotografias”) e pelo amarelo, que representa os destinos mais fotografados. Portugal integra a lista dos 50 locais mais fotografados, com Lisboa em 23.º lugar e Porto em 42.ª posição. Na lista dos mil, entram mais localidades lusas: casos de Évora, Nazaré, Sintra ou Viana do Castelo.

Segundo comunicam na plataforma, “o mapa térmico mostra os locais de que as pessoas gostam” com base no número de fotografias geolocalizadas capturadas e partilhadas em cada sítio do mundo na plataforma de partilha de imagens Panoramio (propriedade da Google). Para analisar destino a destino basta fazer “zoom in”, como explicam, e começar a “usufruir das fotografias”, “pesquisar locais especiais”, “planear uma viagem”, “construir e partilhar o seu mapa de qualquer destino”.

Neste mapa, que se propõe a facilitar ao utilizador a sua “descoberta de destinos bonitos”, é possível definir parâmetros para ver a lista dos 5, 10, 20, 50 até aos 1000 locais representados neste mapa bem como para fazer uma pesquisa por tipologia. Por exemplo: praias, museus ou castelos ou até mesmo fazer um plano de viagem que depois pode ser partilhado.

Os “destinos mais quentes” têm botões que o redireccionam para fotografias na Panoramio, informações de determinada localidade na Wikipedia (enciclopédia livre e gratuita online), Wikivoyage (“o guia de viagens do mundo que qualquer um pode editar”), Google plus (rede social da Google), Foursquare (rede social que permite encontrar espaços de lazer ou outros na área onde se encontra) ou mesmo para o Google Streetview a partir do qual se pode explorar as várias ruas do destino de eleição.

A título de exemplo é possível fazer zoom em Lisboa até à Torre de Belém (local mais fotografado da cidade, segundo os dados apurados pela plataforma) e aí clicar no ícone Panoramio e visualizar uma galeria de fotografias tiradas neste local. A partir daí, é possível pesquisar hotéis, restaurantes e atracções na zona, através do ícone da Tripadvisor, ou mesmo descobrir a História do monumento através do Google ou da Wikipédia, bem como passear virtualmente pelas ruas recorrendo ao Google Streetview. Já no Porto o local mais fotografado, geolocalizado e partilhado é a Torre dos Clérigos.

O top 5 dos “destinos mais quentes” do Sightsmap começa do outro lado do Atlântico, na cidade de Nova Iorque, mas é na Europa que se encontram os quatro destinos que fecham o top. Em segundo lugar aparece Roma, seguida por Barcelona, Paris e Istambul. 

Para procurar um destino neste mapa também é possível fazê-lo através do endereço da página terminando com o nome do respectivo local, por exemplo, http://www.sightsmap.com/Torre_de_Belem. 

--%>