Dia 1 de Janeiro de 2014 fica para a história do estado norte-americano do Colorado como aquele em que numa loja foi vendido o primeiro charro legal. E a legalização da marijuana para fins recreativos já está a ser usada para fomentar o turismo nesta região.
Logo no início do ano, quase uma vintena de lojas em Denver receberam o licenciamento para vender marijuana sem ser exclusivamente para fins medicinais. E muitas outras dezenas aguardam licenciamento para entrarem num negócio que promete atrair muita gente.
“Será como a rota dos vinhos em Napa Valley”, disse o proprietário da agência de viagens Colorado Highlife Tours, citado pela NBC. Num só pacote poder-se-á visitar sítios icónicos do estado norte-americano, conhecer alguma história da região, ver algumas plantações e tirar fotos e, claro, comprar alguma erva num ou noutro sítio. Já a My 420 Tours oferece um pacote que inclui aulas de cozinha e até um workshop de como criar uma plantação. No caso da Colorado Green Tours a oferta passa por viagens à medida entre as quais não faltam escapadas de esqui (com marijuana garantida no après-ski).
Há, no entanto, uma grande diferença em relação a Napa Valley. É que, ao contrário da rota dos vinhos ao longo da qual se vão comprando souvenirs para os amigos, nestas rotas da marijuana o que se compra é para se fumar. Incluir a mesma na bagagem permanece ilegal, sendo impossível sair para outro estado ou mesmo entrar no Aeroporto Internacional de Denver. Aqui, onde era permitido ter até menos de uma onça (cerca de 28g) se se tivesse mais de 21 anos e não se passasse pela segurança, o haxixe foi incluído na lista de itens proibidos - seja-se viajante ou visita.
Note-se que para já os circuitos de haxixe não serão incluídos no site do turismo oficial da cidade, Visit Denver, e de acordo com os responsáveis do mesmo organismo isso não será criado pelo menos durante este primeiro ano.