A partir de agora, anunciou a companhia aérea em comunicado, é possível utilizar dispositivos electrónicos móveis a bordo em todas as fases do voo. Mas antes de tirar aquela fotografia antes da descolagem ou da aterragem, a TAP adverte que a utilização será possível desde que os dispositivos electrónicos estejam configurados em “modo voo” ou equivalente. Os sistemas de comunicação e transmissão de dados (wireless e bluetooth) devem estar desactivados.
A utilização de computadores portáteis é, porém, proibida durante as fases de descolagem e aterragem. Estes equipamentos devem, como declara a companhia aérea portuguesa, “ser guardados e devidamente acomodados”, de forma a ser garantida “a segurança dos restantes passageiros”.
Esta alteração, explicam, segue uma recente decisão da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação), que considera “segura” a utilização de aparelhos electrónicos pelos passageiros de voos comerciais “desde que sejam tomadas determinadas medidas preventivas”, tais como a activação do “modo de voo”.
O uso de aparelhos como walkie-talkies, rádios portáteis, brinquedos com controlo remoto e outros continua a ser proibido durante todas as fases do voo. Consulte aqui as normas de utilização de aparelhos electrónicos a bordo.