Na lista, o jornal dá destaque a museus um pouco por todo o continente. Com passagem por Lisboa, vai de Paris a Amesterdão, de Berlim a Copenhaga, por Nice, Madrid e Istambul, Roma ou Reiquiavique.
Antes da apresentação do top, começam por explicar que "a maioria dos museus na Europa cobram taxas de entrada" mas que, "não faltam oportunidades para os viajantes com um orçamento mais apertado terem a sua injecção de cultura grátis". Esclarecem que "muitas cidades adoptaram o esquema dos primeiros domingos de cada mês grátis" e que alguns museus "oferecem entradas noutros dias". E, claro, ainda existem museus pela Europa "com entradas grátis todos os dias".
Apesar de alguns desses serem "pequenos, especializados ou de difícil acesso", como é o caso do museu Florence Nightingale em Istanbul, explicam, existem muitos como o Museu de Arte Moderna em Paris ou o Museu Colecção Berardo, localizado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que, de acordo com a descrição do jornal, "são tão impressionantes e completos como os seus equivalentes bem mais caros".
O Museu Berardo abriu ao público em 2007 e, descreve o jornal, acrescentou à lista de atracções culturais de Lisboa um espaço "moderno" e "impressionante" cheio de "trabalhos vibrantes de contundentes artistas pop" como Warhol, Pollock e Lichtenstein, além de "grandiosos como Picasso, Baco e Dali".
As exposições temporárias regulares (sendo que para algumas, informa o museu, o acesso "poderá estar sujeito à aquisição de bilhete) dedicam-se, sublinha o jornal, a artistas ou temas específicos. E aconselham ainda a "maravilhosa exposição de posters vintage que o leitor irá desejar poder ter", seleccionados da "singular colecção de arte publicitária do museu".
No início do artigo o Guardian começa por enaltecer o seu país, o Reino Unido, referindo que, apesar de os britânicos se "queixarem", têm a possibilidade de, no seu país, visitar gratuitamente "a maioria dos grandes museus". E refere alguns exemplos como a National Gallery, o British Museum ou a Tate.
Nesta lista de 10 museus onde não se gasta um cêntimo para entrar estão:
Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, França
Amsterdam Stadsarchief, Amesterdão, Holanda
Memorial do Muro de Berlim, Berlim, Alemanha
Museu Nacional, Copenhaga, Dinamarca
Museu Colecção Berardo, Lisboa, Portugal
Musée des Beaux-Arts, Nice, França
Museo del Prado, Madrid, Espanha
Museu Florence Nightingale, Istambul, Turquia
Museo Storico della Liberazione, Roma, Itália
Museu de Fotografia de Reiquiavique, Islândia