Ao som de uma bossa nova, recebemos as boas-vindas, entramos na Sala de Estar e podemos começar logo por admirar os quadros. Clicando em cada um, abre-se o caminho para conhecer melhor o autor (entre outros, Os Gémeos, Tarsila do Amaral ou Candido Portinari). Optamos por seguir depois para a Sala de Música, onde nos espera Seu Jorge, Cartola, Chico, Gilberto, os Olodum ou Ivete Sangalo. A visita pode continuar para o Jardim, relaxar na Biblioteca, deliciar-se na Cozinha, ir até ao Quarto...
É toda uma "casa digital" brasileira preparada para o visitante, uma Brasil Home onde se pode conhecer “obras de arte de importantes artistas plásticos brasileiros”, “a história dos ritmos nacionais”, encontrar receitas de “pratos típicos da culinária do Brasil”, ver os trailers de produções nacionais (no espaço de cinema)” ou mesmo descarregar “importantes obras literárias” (no espaço de biblioteca). São estas algumas das coisas que se podem encontrar nas divisões da casa digital brasileira, lançada pela Embratur, o instituto do Turismo brasileiro.
Em cada divisão da casa, o ‘visitante’ terá acesso a conteúdos especiais para que possa “descobrir um pouco da cultura brasileira”, explicam em comunicado. A plataforma quer dar a conhecer aos turistas o que se pode “vivenciar no Brasil”, levando-os a “novas experiências em cada divisão visitada”.
A cultura brasileira é um ponto forte para captar turistas, resume a Embratur, cujo presidente, Flávio Dino, refere que “mais de 50 por cento dos turistas que visitaram o Rio de Janeiro durante a Copa das Confederações procuraram museus, casas de cultura e exposições”, segundo uma pesquisa realizada durante este evento. “Por isso, estamos a apostar nesta casa digital como mais uma ferramenta para divulgar o que o Brasil tem de melhor”, adianta.
Em época de grandes eventos desportivos, como os que o país vive este ano, a Brasil Home terá uma sala “especialmente voltada para as grandes conquistas brasileiras”. O Carnaval e as festas juninas (as festas dos santos populares) também poderão ser apreciados no salão de festas.
E atenção ao quarto panorâmico, onde será possível “vislumbrar as belas paisagens brasileiras"- até tirar uma foto e partilhá-la nas redes sociais. Será ainda possível sair da casa e passear pelo jardim. Aqui, o visitante poderá conhecer “a diversidade da flora e da fauna brasileiras”.
A Brasil Home está disponível no site oficial do Turismo brasileiro em http://visitbrasilhome.com ( versões em português, inglês e espanhol).
Esta nova "casa" é mais um elemento da campanha dirigida aos turistas e que, online, inclui outras plataformas como www.theworldmeetsinbrasil.com, que congrega vídeos e informações sobre as cidades que acolhem o Mundial de Futebol.