“Enamorados por Lisboa” celebra não só os romances dos namorados pela capital mas também a "paixão pela cidade". Este programa, organizado pela autarquia, baseia-se na animação de quiosques e mercados da capital, a que se juntam diversas visitas guiadas por bairros e património. A unir tudo isto está mesmo o amor.
Tanto se poderá deambular entre poemas no Martim Moniz ou ouvir poesia pelos quiosques, beber afrodisíacos no Cais do Sodré, dançar músicas amorosas em Campo de Ourique ou provar vinhos em ambiente romântico em Santa Clara, ler grandes romances pela avenida ou participar num quizz onde é posto à prova o amor a Lisboa. E para passear (a dois ou não), sugerem-se percursos por uma Lisboa dos Amores, por uma Mouraria que nos quer conquistar pelo estômago ou, derradeiro romantismo, uma viagem “até que a morte nos separe” que tem encontro marcado no Cemitério dos Prazeres…
O programa contempla até quem não tem cara-metade: nos Quiosques do Refresco vão realizar-se “encontros às cegas”, tipo “speed dating”, abertos a todos os gostos (homens que gostam de mulheres e vice-versa, homens que gostam de homens, mulheres que gostam de homens, até para quem goste de não ter ninguém para gostar). E não se esquecem também os ex-namorados: a Cozinha Popular da Mouraria, por exemplo, promete o Dia dos Exs, com um um menu fortalecido que “os corações partidos precisam de ser reparados” e é preciso “retemperar forças e alimentar novas paixões”.
E os mais pequenos também são chamados ao amor: por exemplo, podem ir acompanhar a “história da sementinha” a Monsanto para saberem como as plantas e animais da cidade namoram e se reproduzem. Para quem ama a Natureza há até conversas com jardineiros prontos a contarem os seus segredos e como falam com as plantas: será na Estufa Fria; local que, aliás, vai oferecer a entrar a “todos os visitantes que provarem que lhes roubaram o coração na Estufa Fria. Só precisa de uma fotografia e ganha uma flor”.
Tu estás livre e eu estou livre (e há um prémio para ganhar)
“Tu que buscas companhia” é o mote de um concurso que dará prémios românticos para usufruir a dois. A partir do verso da Canção do Engate de António Variações o concurso propõe "que se faça um convite para um dos prémios em jogo". O convite tem que convencer uma só pessoa: a radialista Inês Meneses, jurada única do passatempo. Os prémios são a condizer com a celebração: uma noite num hostel, um jantar romântico, um passeio de Segway ou de Eco Tuk, uma visita a um sítio “proibido” ou até ser convidado de honra nos Casamentos de Santo António. Para participar, basta enviar, até 14 de Fevereiro, a participação (com o prémio desejado no assunto), sendo que o dito convite pode ser "escrito, desenhado, filmado, gravado ou em qualquer outro formato que possa ser remetido via e-mail" (para tuquebuscascompanhia@gmail.com)
O Sexo e a Cidade
E ainda no domínio da partilha, há uma página especial no Facebook: O Sexo e a Cidade de Lisboa, uma comunidade de lisboetas (incluindo gente mais conhecida das artes, comércio) que vai dar a conhecer histórias de amor. Partilham-se relatos e imagens de amores vividos em Lisboa. E todos estão convidados a participar, criando um “mapa amoroso da cidade”.