Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Aeroporto do Porto de novo no pódio europeu

Por Abel Coentrão

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido pelo conselho internacional de aeroportos como o terceiro melhor da Europa.

É a oitava distinção em oito anos. Ou seja, desde a inauguração das obras de ampliação, em 2004, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro praticamente não sai da órbita dos prémios anualmente concedidos pelo ACI, o conselho internacional de aeroportos, a única associação profissional mundial de operadores deste tipo de infra-estruturas, que voltou a colocar a aerogare nortenha no terceiro lugar na Europa.

Moscovo, Zurique e Porto foram os três aeroportos premiados pelo ACI na Europa – onde esta instituição representa 450 aeroportos de 44 países, responsáveis por mais de 90% do tráfego aéreo no Continente e pela movimentação de mais de 1500 milhões de passageiros anualmente. Na quarta e quinta posição ficaram, respectivamente Keflavik e Malta.

Em comunicado, a ANA – Aeroportos de Portugal, explica que este galardão resulta de um conjunto de medidas adoptadas “no sentido de sensibilizar e mobilizar os seus recursos e os seus prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros”.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos três melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso oitavo prémio nos últimos oito anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto atingiu a marca de 6,4 milhões de passageiros servidos”, afirmou, em nota à imprensa, Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA. 

Entre 2006 e 2011 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro classificou-se consecutivamente nos três primeiros lugares, tendo mesmo obtido o primeiro lugar em 2007. Este galardão para o Sá Carneiro é conhecido poucos dias depois de o Porto ter merecido o título de Melhor Destino Europeu de 2014, um galardão para o qual contribui o incremento da entrada de turistas na região, fruto da instalação de novas companhias e da criação de novas rotas de e para o Sá Carneiro. A ANA considera até que a distinção agora conseguida pelo aeroporto aumenta ainda mais a atractividade do destino Porto e Norte de Portugal. 

O ranking dos aeroportos europeus construído anualmente pelo ACI – Airports Council International tem por base os questionários preenchidos pelos passageiros que transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, sobre os serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

--%>