Uma visita guiada por Lisboa pode levar os viajantes ao Rossio, ao Largo do Carmo ou à Igreja de São Roque — mas o filme é outro na Lisbon Movie Tour, que propõe ver Lisboa através de dois ecrãs: o do cinema e dos filmes rodados na capital portuguesa, e o do tablet que acompanha os “tour-istas” e que lhes mostra in loco cenas de Marcello Mastroianni ou Ricardo Aibéo com a cidade em fundo.
Criado em Dezembro pela italiana Liliana Navarra, o projecto Lisbon Movie Tour tem para já duas visitas a Lisboa baseadas em filmes que foram nela rodados em dois séculos distintos: Afirma Pereira (1995), de Roberto Faenza e baseado num romance de António Tabucchi, e O Filme do Desassossego (2010), de João Botelho, a partir de O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Sendo que este último implica uma visita à Rua Augusta e ao serviço de Finanças que lá fica, ambos os tours se realizam diariamente e destinam-se a portugueses e estrangeiros, com preços de 20 e 10 euros e duas e uma hora de duração, respectivamente.
Na apresentação do Lisbon Movie Tour, segunda-feira, Liliana Navarra lembrou que “existem mais de 16 mil filmes que tiveram locations [locais de rodagem] em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950 e quase todos são filmes americanos”, como cita a Lusa, e é a alguns desses locais que, no futuro, a empresa quer levar os viajantes. Para os próximos meses, prevê-se ainda a criação de um Lisbon Movie Tour sobre Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros, e, ainda de acordo com a Lusa, a possibilidade de ostours deixarem a cidade e se espalharem à sua área metropolitana – Johnny Depp filmou A Nona Porta (1999), de Roman Polanski, em Sintra, e Wim Wenders estabeleceu-se lá para rodar O Estado das Coisas em 1982.
Em 2013, passaram por Lisboa vários filmes, portugueses e estrangeiros, das Cadências Obstinadas de Fanny Ardant a As Variações de Giacomo, de Michael Sturminger, passando por Les Taxis Rouges, de Manuel Prada, ou Os Maias – Alguns Episódios da Vida Amorosa, de João Botelho. A cidade, que desde o final de 2012 conta com uma film commission destinada a atrair equipas para filmar em Lisboa, recebeu no ano passado 290 pedidos de filmagem de cinema na capital, segundo dados fornecidos ao PÚBLICO pela Lisboa Film Commission
Multimedia
Mais
Eles querem passear-nos por Lisboa, filme a filme