Fugas - notícias

  • "O Filme do Desassossego" de João Botelho leva-nos a seguir Pessoa por Lisboa Rui Gaudêncio
  • DR

Eles querem passear-nos por Lisboa, filme a filme

Por Joana Amaral Cardoso

O projecto Lisbon Movie Tour tem para já duas visitas a Lisboa baseadas em dois filmes.

Uma visita guiada por Lisboa pode levar os viajantes ao Rossio, ao Largo do Carmo ou à Igreja de São Roque — mas o filme é outro na Lisbon Movie Tour, que propõe ver Lisboa através de dois ecrãs: o do cinema e dos filmes rodados na capital portuguesa, e o do tablet que acompanha os “tour-istas” e que lhes mostra in loco cenas de Marcello Mastroianni ou Ricardo Aibéo com a cidade em fundo.

Criado em Dezembro pela italiana Liliana Navarra, o projecto Lisbon Movie Tour tem para já duas visitas a Lisboa baseadas em filmes que foram nela rodados em dois séculos distintos: Afirma Pereira (1995), de Roberto Faenza e baseado num romance de António Tabucchi, e O Filme do Desassossego (2010), de João Botelho, a partir de O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Sendo que este último implica uma visita à Rua Augusta e ao serviço de Finanças que lá fica, ambos os tours se realizam diariamente e destinam-se a portugueses e estrangeiros, com preços de 20 e 10 euros e duas e uma hora de duração, respectivamente.

Na apresentação do Lisbon Movie Tour, segunda-feira, Liliana Navarra lembrou que “existem mais de 16 mil filmes que tiveram locations [locais de rodagem] em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950 e quase todos são filmes americanos”, como cita a Lusa, e é a alguns desses locais que, no futuro, a empresa quer levar os viajantes. Para os próximos meses, prevê-se ainda a criação de um Lisbon Movie Tour sobre Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros, e, ainda de acordo com a Lusa, a possibilidade de ostours deixarem a cidade e se espalharem à sua área metropolitana – Johnny Depp filmou A Nona Porta (1999), de Roman Polanski, em Sintra, e Wim Wenders estabeleceu-se lá para rodar O Estado das Coisas em 1982.

Em 2013, passaram por Lisboa vários filmes, portugueses e estrangeiros, das Cadências Obstinadas de Fanny Ardant a As Variações de Giacomo, de Michael Sturminger, passando por Les Taxis Rouges, de Manuel Prada, ou Os Maias – Alguns Episódios da Vida Amorosa, de João Botelho. A cidade, que desde o final de 2012 conta com uma film commission destinada a atrair equipas para filmar em Lisboa, recebeu no ano passado 290 pedidos de filmagem de cinema na capital, segundo dados fornecidos ao PÚBLICO pela Lisboa Film Commission

--%>