Com os Açores como convidado nacional e o Amazonas como atracção internacional, a BTL já levantou voo, começando por receber milhares de profissionais do Turismo e áreas relacionadas. Na sua 26.ª edição, a Feira Internacional de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL Parque das Nações até dia 16, acolhe mais de mil empresas e entidades, esperando ultrapassar este ano os 65 mil visitantes. Além das representações das regiões e atracções nacionais, estão confirmadas presenças de 36 destinos internacionais.
Sob o mote "Turismo: A Indústria do Sorriso", o evento homenageia este ano a "hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber" nacionais. Por uma área de 30 mil metros quadros, espraiam-se por três pavilhões e zona exterior as direcções e entidades regionais (pavilhão 1); municípios, alojamentos e serviços (pavilhão 2 - onde está em destaque o turismo gastronómico, vinhos e doçaria); operadores, animações e serviços, além da área internacional (pavilhão 3).
Voltas ao mundo
O Brasil é sempre rei da festa e este ano não será excepção, ou não fosse ano grande para o país que acolhe o mundial de futebol. Faz-se representar por vários Estados e o Amazonas é, aliás, o Destino Internacional Convidado desta edição (esperem-se momentos especiais, com espectáculos tradicionais da região ou mesmo a apresentação da "primeira bola de futebol ecológica produzida com a borracha da Floresta Amazónica"). Pelo lado brasileiro, destacam-se ainda as estreias do Gramado e Pará.
Para mais mundo, estreiam-se na BTL representações da Áustria, Malásia, Panamá, Bósnia e Herzegovina e Filipinas.
A área internacional completa-se com mais Brasil (como Campinas, Ceara, São Paulo), Espanha (incluindo stands independentes da Andaluzia, Extremadura, Formentera), Andorra, Angola, Argentina, Cabo Verde, Cuba, Egipto, Emirados, EUA, Extremadura, Filipinas, Índia, Indonésia, Macau, Marrocos, Moçambique, República Dominicana, Rússia, S. Tomé, Taipei, Timor Leste, Tunísia e Turquia.
Saldos, saldos
O certame, como salientou Vítor Neto, da comissão organizadora da BTL, à Lusa, "vai dar muita importância ao grande público". Objectivo: "reconquistar a presença maciça dos portugueses", naquela que é "a festa do turismo de Portugal". Nos dias dedicados ao grande público (de sexta à tarde ao final de domingo), "numa altura em que muitos portugueses começam a planear as férias", as empresas vão promover campanhas de Páscoa e antecipar as ofertas de Verão, "através de campanhas exclusivas para a BTL". Os saldos, garantem, podem chegar aos 70 por cento de desconto.
Além de um fim-de-semana cheio de animação, música ou momentos gastronómicos, não faltarão os habituais sorteios e concursos (no Facebook da feira pode também seguir diversos passatempos). Um "Livro de Promoções" colige os programas e viagens em destaque e está disponível online num site especial, www.promocoesbtl.pt.
Açores, o destino
Os Açores são o Destino Nacional Convidado e prometem uma presença baseada na "temática da sustentabilidade e do ecoturismo". "Será o momento de comunicarmos para o mercado nacional, aquilo que verdadeira e genuinamente somos e temos para oferecer", refere Vítor Fraga, secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores. O conceito passa por um "destino assente na matriz de Natureza, com uma política de preservação ambiental muito bem definida, ideal para as famílias e para aqueles que procuram férias activas", com "experiências únicas", "boas emoções", "momentos inesquecíveis". Em promoção: semanas temáticas, como a Surf Week Açores, Golf Week Açores e Walk Week Açores, com "tarifas aéreas específicas e serviços especializados associados a cada segmento".
Em foco
Startups
Num certame que espera mais de 2500 profissionais estrangeiros, uma das novidades é um espaço só para 'startups' e Pequenas e Médias Empresas de turismo, estando confirmadas cerca de 30.
Buy Portugal
Pela feira, devem passar cerca de 400 compradores estrangeiros (Hosted Buyers) de 27 mercados, com interesses gerais ou particulares na aquisição de serviços turísticos em Portugal, incluindo no relevante segmento empresarial de congressos e conferências.
Net e bloggers
A importância das novas tecnologias do turismo estará em destaque por todo o certame e programas, havendo uma novidade a registar: a eleição dos melhores blogues de viagens portugueses. O júri fez as suas nomeações e o público pode também escolher os seus bloggers (entre os nomeados está também a Fugas, com o blogue Em Viagem candidato a melhor na categoria profissional e também candidato ao blogue preferido do público, este em votação até dia 14 aqui).
Horários e preços
Os primeiros dois dias de BTL são reservados aos profissionais do sector do turismo, mas dia 14, a partir das 18h e durante todo o fim-de-semana, o salão abre também as suas portas ao grande público.
Dia 12, 4ª feira: 10h-20h profissionais
Dia 13, 5ª feira: 10h-20h profissionais
Dia 14, 6ª feira: 10h-18h00 profissionais | 18h-23h público
Dia 15: Sáb.: 12h-23h profissionais e público
Dia 16: Dom.: 12h-20h profissionais e público
(No horário profissional não é permitida a entrada a menores de 16 anos)
Bilhetes: Profissional 10€ | Público 5€ | Estudante, Jovem, Sénior 2,50€ | até 10 anos entrada grátis | Dos 11 aos 17 - 2,50€
Site: www.btl.fil.pt
Facebook : www.facebook.com/BTL.FIL
Promoções: www.promocoesbtl.pt
Bloggers de viagens: www.promocoesbtl.pt/btl-blogger-travel-awards-2014