Fugas - notícias

  • Nuno Ferreira Santos
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

BTL 2014: A grande feira de turismo à volta de Portugal e do mundo

Por Fugas

Para profissionais até à tarde de dia 14 e para todos pelo fim-de-semana fora, a BTL - Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, promete muitas viagens e novidades, animação e passatempos. E estão garantidos saldos que podem ir até aos 70 por cento.

Com os Açores como convidado nacional e o Amazonas como atracção internacional, a BTL já levantou voo, começando por receber milhares de profissionais do Turismo e áreas relacionadas. Na sua 26.ª edição, a Feira Internacional de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL Parque das Nações até dia 16, acolhe mais de mil empresas e entidades, esperando ultrapassar este ano os 65 mil visitantes. Além das representações das regiões e atracções nacionais, estão confirmadas presenças de 36 destinos internacionais.

Sob o mote "Turismo: A Indústria do Sorriso", o evento homenageia este ano a "hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber" nacionais. Por uma área de 30 mil metros quadros, espraiam-se por três pavilhões e zona exterior as direcções e entidades regionais (pavilhão 1); municípios, alojamentos e serviços (pavilhão 2 - onde está em destaque o turismo gastronómico, vinhos e doçaria);  operadores, animações e serviços, além da área internacional (pavilhão 3).

Voltas ao mundo

O Brasil é sempre rei da festa e este ano não será excepção, ou não fosse ano grande para o país que acolhe o mundial de futebol. Faz-se representar por vários Estados e o Amazonas é, aliás, o Destino Internacional Convidado desta edição (esperem-se momentos especiais, com espectáculos tradicionais da região ou mesmo a apresentação da "primeira bola de futebol ecológica produzida com a borracha da Floresta Amazónica"). Pelo lado brasileiro, destacam-se ainda as estreias do Gramado e Pará.

Para mais mundo, estreiam-se na BTL representações da Áustria, Malásia, Panamá, Bósnia e Herzegovina e Filipinas.

A área internacional completa-se com mais Brasil (como Campinas, Ceara, São Paulo), Espanha (incluindo stands independentes da Andaluzia, Extremadura, Formentera), Andorra, Angola, Argentina, Cabo Verde, Cuba, Egipto, Emirados, EUA, Extremadura, Filipinas, Índia, Indonésia, Macau, Marrocos, Moçambique, República Dominicana, Rússia, S. Tomé, Taipei, Timor Leste, Tunísia e Turquia.

Saldos, saldos

O certame, como salientou Vítor Neto, da comissão organizadora da BTL, à Lusa, "vai dar muita importância ao grande público". Objectivo: "reconquistar a presença maciça dos portugueses", naquela que é "a festa do turismo de Portugal". Nos dias dedicados ao grande público (de sexta à tarde ao final de domingo), "numa altura em que muitos portugueses começam a planear as férias", as empresas vão promover campanhas de Páscoa e antecipar as ofertas de Verão, "através de campanhas exclusivas para a BTL". Os saldos, garantem, podem chegar aos 70 por cento de desconto.

Além de um fim-de-semana cheio de animação, música ou momentos gastronómicos, não faltarão os habituais sorteios e concursos (no Facebook da feira pode também seguir diversos passatempos). Um "Livro de Promoções" colige os programas e viagens em destaque e está disponível online num site especial, www.promocoesbtl.pt.

--%>